Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

sábado, 24 de agosto de 2013

A temporalidade na cartomancia.


 

    Uma das questões que mais afligem os consulentes é a questão do tempo.
"Quanto tempo vai demorar para isso acontecer?", perguntam, diante de prognósticos felizes.
"Ah meu Deus! Dá tempo de evitar isso?" Dizem, diante dos desafios apresentados pelo jogo.

Particularmente, e deixo isso claro para os meus consulentes, considero o tempo de um jogo algo relativo, exatamente por ser um diagnóstico da situação atual; determinadas atitudes tomadas por ele podem modificar em grande parte o desenrolar da consulta.

O tempo, em si, já é algo relativo; recentemente assisti ao comercial incentivando a doação de órgãos e foi o link perfeito para esse texto.

    Contudo, podemos, através da análise de algumas cartas, nos aproximarmos de uma previsão temporal. 

Autores como Monica Buonfiglio, em seu Tarot dos Anjos, e Celina Fioravanti, em seu Taro Místico, oferecem tabelas para que tenhamos noção de temporalidades; particularmente, não gosto de tabelas, pois deixam os Arcanos algo estanques; considero melhor observar a mandala de jogo e trabalhar com os conceitos de aceleração e retardamento dos fatos, não com semanas e meses.
 

     Entre os 22 Arcanos Maiores do Tarot, tenho a vivência da aceleração com os Arcanos 0, 1, 7, 10, 13 e 16; o retardamento vejo em 2, 6, 9, 12 e 17. Os Arcanos 3 e 14 (por vezes o 8) me passam a ideia de "tempo certo", ou seja, a despeito dos esforços do consulente para acelerar ou retardar os prognósticos, eles estão ocorrendo no devido tempo, sem que se possa alterar muito tal ritmo.

    Nos Arcanos Menores, percebo o tempo sobretudo nos oitos, com sutil influência sobre todo o naipe: o Oito de Paus sugere aceleração intempestiva; o Oito de Copas, demasiado esforço para que as coisas ocorram ou mesmo
preguiça, falta de disponibilidade; o Oito de Espadas, atraso, bloqueio, impedimento; e o Oito de Ouros, lentidão, não por atraso, mas porque o "tempo certo" é outro; e, a despeito das atitudes do consulente, a tendência é que as coisas sigam seu ritmo natural.

    No Petit Lenormand, vejo a aceleração sobretudo na carta 1 - O Cavaleiro. Mesmo nos ditos populares temos uma explicação para tal atribuição: não dizemos que "o castigo vem à cavalo"? As cartas 3 e 22 também dizem respeito à aceleração, contudo, 3 diz respeito à celeridade nos acontecimentos e 22 celeridade nas atitudes do consulente. De maneira sucinta, poderíamos dizer que 01 fala das situações (mundo interior e mundo exterior), 3 dos acontecimentos (mundo exterior com reflexo no interior) e 22 atitudes (mundo interior refletindo-se no exterior).
    Da mesma forma, vemos retardo na carta 9 - O Ramalhete. Essa carta mostra que o tempo corre num ritmo diferente do consulente, podendo ser isso indício do consulente estar fora do "tempo certo". Impedimentos ou atrasos vemos aqui no Brasil em 2 (a Escola Francesa vê em 21). A carta 8 indicaria atraso com perda, ou perda que gera atrasos.

    A noção de "tempo certo" vejo em 30, quando, a despeito da vontade do consulente, as coisas seguem seu curso. Em 20 temos o consulente adequado a esse tempo.

    Nas cartas comuns, vejo a aceleração no Dez de Espadas (confirme a correspondência com o Petit Lenormand... Fez sentido?) e o atraso no Nove de Ouros (novamente, corra os olhos pelo Petit Lenormand). Contudo, é importante perceber que os Ases tem papel primordial dentro de uma consulta, podendo inclusive atestar o "agora" (sobretudo no jogo de São Cipriano, onde o Ás de Paus indica afirmação, karma, aquilo que está diretamente ligado ao destino do consulente no tempo de consulta).

    Reitero, porém, que a questão temporal é relativa, e, portanto, deve ser secundária dentro de um jogo, e não seu foco. Ao invés de atestar tais possibilidades, considero mais importante verificar na carta diagnóstico se o tempo é o fator mais importante para a questão do consulente pois, na maioria das vezes, é mais importante oferecer saídas que motivem o consulente a pôr sua vida em movimento que dar-lhe prazos para alimentar suas esperanças e temores.

(Emanuel J. Santos  )
E pesquisas:

Young girl winning chariot race, engraving from red-figure Greek vase - Young girl winning chariot race, engraving from red-figure Greek vase.
Bibliotèque des Arts Décoratifs/Gianni Dagli Orti
Jovem dirigindo o carro
in Bibliotèque des Arts Décoratifs/Gianni Dagli Orti

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!