Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Glândula Timo - Centro da CORAGE


Ponto que batemos para fechar conexão com a coragem, que significa coração que age ou ação no coração. 
Por que? No tocar o timo, buscamos uma força, uma confiança para agir e conquistar aquela meta.

Vou postar aqui hoje esse texto da escritora Sonia Hirsch:
Boa leitura à todos!

No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando  diz "eu", fica uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. Precisa dizer mais?

Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.

Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderia causar problemas.

Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro.
Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.

Amor e ódio o afetam profundamente.

Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias. Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes.
Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas. 

O teste do pensamento
Um teste simples pode demonstrar essa conexão. Feche os dedos polegar e indicador na posição de ok, aperte com força e peça para alguém tentar abrí-los enquanto você pensa " estou feliz". Depois repita pensando " estou infeliz".
A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando pensa infeliz. Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...

Esse mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas. Por exemplo, quando o médico precisa de um diagnóstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado.
As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado na Universidade de São Paulo (USP) a médicos acupunturistas.
O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito..." Fiquei de coração apertadinho", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração - e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.
"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?"

Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem estar e felicidade. Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

a) Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

b) Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo: uma pancadinha forte e duas fracas.
Continue por três a cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica. 


O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, brônquios, coração, rins, baço e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço.
Ótimo, ìntimo, cheio de estímulo. Bendito Timo!

Sonia Hirsch é jornalista e escritora sobre alimentação natural e qualidade de vida. 
(Extraí do livro "Saúde é vital")

Chakras

A Palavra “chakra” é derivada do sânscrito e significa “roda” ou “círculo”. Os sete chakras maiores são formados no corpo etérico (camada da aura que fica mais próxima do coropo físico), mas interagem com o resto da aura e com o corpo físico. Cinco desses chakras ficam alinhados na coluna, e os outros dois ficam entre as sobrancelhas e logo acima do topo da cabeça.

Os chakras são centrais de energia que trabalham com o corpo físico para energiza-lo e ativá-lo. Cada chakra irradia uma das cores do espectro e está ligado a uma das glândulas endócrinas.  Em terapia, é muito importante trabalhar com eles, especialmente em pessoas que sofrem de problemas hormonais.
  Como saber qual Chakra está bloqueado?
 Uma das formas de análise é através de uma foto da Aura que é tirada com uma máquina fotográfica própria para essa finalidade e que tem o nome de Kirllian, o mesmo sobrenome que o casal de soviéticos que em 1960 a criaram e a apresentaram para o mundo.
Existem também métodos mais próximo do alcance de todos para fazer esse levantamento, como através de uma análise com Radiestesia, com o auxilio de um Auramiter ou através de uma analise pessoal, onde é levantado os sintomas e problemas por qual se esta passando no momento, seja ele emocional ou físico.  
   Entre as formas mais comuns para limpar, harmonizar e ativar os nossos chakras, estão a utilização de pedras, meditação, aplicação de Reiki, cromoterapia e  outras a técnicas de visualização.
  • Chakra Básico ou de Raiz – Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, esta relacionado com as gônadas (glândulas sexuais) e governa o sistema reprodutor.
 Influências – Desequilíbrio no Físico como Anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotência, insuficiência renal, fadiga, dores nas articulações, dores lombares e nas pernas, pressão alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, prisão de ventre, diarréia, colite, apendicite. 
 Emocional equilibrado: Impulso para agir, consciência instintiva básica, força, agressividade controlada, coragem, afeição, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estável, habilidade em prover o necessário para vida e capacidade de cuidar de si. 
Emocional desequilibrado: Egocentrismo, agressividade, preocupação, inexatidão, indolência, extravagância, não permite o prazer, pessoa sem vida, desanimada, confusão de interesses, insatisfação, medo, timidez, insegurança, histeria, paixões fortes, aspereza, dificuldade em lidar com finanças, medo de arriscar-se, apego material, tabus sexuais.
  •  Chakra do Umbigo – Localizado na lombar e abaixo do umbigo.
Influência - Desequilíbrio no físico como desarmonia dos rins, fígado, pâncreas, vesícula e bexiga. Alergias alimentares, problemas menstruais, distúrbios gástricos e intestinais, perda da vitalidade, dores lombares, no sacro e cóccix.
Emocional Equilibrado: União sexual prazerosa, alegria instintiva, capacidade de planejamento, coragem de viver, paixão, habilidade em relacionar-se, jogo de cintura, flexibilidade, auto-aceitação e paixão pela vida.
Emocional Desequilibrado:Medo, incapacidade de construir, distração, raiva, ódio, inveja, insegurança, falta de paixão, tristeza, manipulação e apego, dependência emocional, vícios e autodestruição. 
  •   Chakra solar – Localizado um pouco acima do umbigo.
 Influências - Desequilíbrio no físico: Má digestão, diabetes, toxinas, úlceras e hérnias, gastrites e problemas de assimilação dos alimentos. Hipocondria, câncer no intestino e anorexia ou bulimia. 
Emocional Equilibrado: Impulso para vivenciar as emoções, colocar-se expressando suas próprias qualidades, vontade de liderar, amor à vida, aptidão para experimentá-lo com plenitude, propósitos definidos de ações, intuição, ternura e boa vontade. Auto-estima, confiança e alegria. 
Emocional Desequilibrado - Ansiedade, egoísmo, vaidade, ciúme, preconceitos, ira, timidez, intransigências, abuso de poder, impaciência, preocupação. Não sabe dizer não. Desconfiança, arrogância e baixa auto-estima.
  •  Chakra do Coração – Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico.
Influências – Desequilíbrio no físico como doenças cardíacas, distúrbios de pressão, problemas pulmonares e bronquites. Sistema imunológico ineficiente e dor de cabeça. 
Emocional Equilibrado: Amor próprio e pela humanidade, verdadeira compreensão da compaixão e benevolência, aceitação, bondade, disponibilidade para o perdão, ajuda ao próximo, sabedoria, conscientização do outro, assentamento na estrutura terrena, dá consistência e vitalidade as aspirações amorosas, pacificação, fé na vida e nas pessoas. 
Emocional Desequilibrado: Depressão, angústia, desprezo, raiva e medo, apego ao apego, incapacidade de amar e se emocionar. Coração fechado, apego e depressão.

  • Chakra da Garganta – Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo.
Influências - Desequilíbrio no físico como Laringite, faringite, problemas de tiróide e paratireóide, doenças mentais, distúrbios da fala, gagueira e surdez.
 
Emocional Equilibrado: Sensibilidade, criatividade artística, dom da palavra e do conhecimento, claraudiência, intelecto claro, independência, idealização, senso de planejamento, força de vontade, capacidade de tomar decisões. 
Emocional Desequilibrado: Fobias, covardia, falta de criatividade, mentalidade e expressão tacanha, rude e pobreza de espírito, criticismo, preconceitos, atitudes extremamente racionais, pessoa que reclama o tempo todo, agressividade verbal e apego a crenças limitantes . Comunicação confusa, sem integração entre os pensamentos e as ações. Pensamos uma coisa e fazemos outra. Dificuldade profunda de falar o que se pensa, conversar em grupo ou em público. Aparenta timidez, voz rouca, oprimida e sensação de nó na garganta.
  • Chakra Frontal - Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glândula pituitária.
Influências – Desequilíbrio no físico como renites, problemas de ouvido, de olhos, surdez, tontura, enxaqueca. Cansaço e confusão mental.
Emocional Equilibrado: Percepção em relação ao universo que o cerca, entendimento do próprio caminho, percepção, intuição, fé e devoção, carisma, magnetismo, força, sabedoria, capacidade de concentrar-se e foco no objetivo. 
Emocional Desequilibrado: Desconcentração, dogmatismo, vê a vida com limitação, arrogância, medo, perda da fé e sedução, delírios, egoísmo, obsessão, teimosia e apego a crenças impostas pela sociedade.
  • Chakra da Coroa – Localizado no topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro.
Influências: pensamentos ligados à verdadeira espiritualidade e a compreensão de natureza cósmica do ser humano vão depender do funcionamento harmônico deste chakra que, quando totalmente aberto, nos desperta do “sono da ignorância” material. É considerado o mais importante devido sua integração com os níveis físico, mental, emocional e espiritual. 
Bloqueado: não existem bloqueios verdadeiros nesse nível. Existe desenvolvimento relativo deste chakra. Se estiver muito fechado, a pessoa terá fortes sentimentos de insegurança e desorientação psíquica. Leva ao desconhecimento e incompreensão da espiritualidade, tendo uma visão completamente materialista da existência.


“Para ver o arco-íris, é preciso não temer a chuva”

(Paulo Coelho)

O PERDÃO, OS ERROS, A CULPA E A LIBERDADE.

Ensinamentos de colaboradores da Luz que escolheram trabalhar nas trevas socorrendo, auxiliando e esclarecendo almas:

Não julgueis: Há mais verdades entre o céu e a terra que desconheceis! (Minhas palavras, mas para os que preferem as de filósofos conhecidos, Lá vai para contentamento de vossos EGOS: O que escrevi se assemelha ao que William Shakespeare escreveu um dia: 

"Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia"

Ao ler o texto, absorva aprendizados e deixe seu EGO de lado; Afinal, como eu sempre digo: Do TODO, uma parte sempre serve; Peguemos as partes boas e descartemos as que não nos aprouver.  (Isso me lembrou Hermógenes quando disse sobre a "junção") ..
Beijinhos iluminados e boa leitura!


O Senhor Guardião, um Exu da Capa Preta já me mostrou certa vez que o perdão é uma
chave que abre todas as portas.
Como seria isso, se eu perdoo o outro que me machuca, que me trai, que assalta, que me
magoa, que me agride? Não seria o perdão a chave da prisão desse outro e não da minha?
Se assim for, sou eu a dona da liberdade daquele que erra para comigo e ele depende de mim para
libertar-se.
Pois examinando bem a minha consciência, percebo que o perdão que me dão pelos meus
erros não é condição suficiente para me libertar das culpas que carrego.
Exu, que chave é essa? De onde vem?
É uma chave quase mágica, de poderes ilimitados, diz ele. Então ele me faz ver ao longo de
minha vida, a força e o poder de cada perdão sincero que concedi.
O perdão me liberta das lembranças de todo mal que me foi feito, me limpa a alma. Retira de
mim todo ódio, todo rancor, todo desejo de vingança. Deixa-me leve como uma pluma que flutua.
Olha, filha, ele diz.
E eu olho as manchas que carrego em decorrência de meus atos que atentaram contra as leis
supremas. A cada perdão concedido elas vão se enfraquecendo e já não me consome tanto a culpa
que antes me açoitava o coração. Um peso vai sendo retirado das minhas costas a cada vez que
decido deixar as cobranças com aquele que tem poder e autorização para isso.
Agora veja criança, observa ele mais uma vez. E vai me mostrando a fila de cobradores que
atordoada vai fazendo meia volta e retornando. A lei suprema não permitiu que eles me cobrassem
daqueles erros que eu já fui capaz de perdoar. Respiro aliviada ao sentir que aquilo que me ligava a
eles já não existe mais, meus últimos sentimentos de rancor vão se evaporando e no lugar deles
sinto uma profunda compaixão até mesmo por estes que estavam a me cobrar e que um dia
prejudiquei. Mas, estranho, não sinto mais culpa. Ela se foi...
Olho para esse guardião da longa capa preta e ele me diz; filha estenda os braços agora.
Estendo os dois braços e vejo algemas aprisionando meus pulsos. Ele pega a chave do
perdão que me havia mostrado pouco antes e abre as algemas. Para sempre? Eu pergunto, já sem
conter as lágrimas. E ele responde; enquanto você tiver merecimento para carregar essa chave do
perdão que conquistou, não haverá algemas ou portas que possam lhe prender. Poderá transitar por
todos os lugares sem medo de que alguém venha a lhe cobrar por dívidas que hoje você é capaz de
perdoar. Entende agora, filha?
Entendi Senhor Guardião, naquele dia, que o perdão que eu penso que concedo ao outro é a
mim mesma que eu concedo. Perdoando o outro daquilo que me faz hoje eu perdoo a mim mesma
pelo que fui capaz de fazer aos meus irmãos em tempos remotos, dos quais não me lembro de
mais...
Possa eu carregar essa chave por longos dias.
E possa eu contar essa história a outras pessoas, para que possam refletir sobre a sabedoria
que encerram as palavras do Senhor Exu da Capa Preta.
Salve o Senhor e a sua banda!
Laroyê Exu!

Enviado carinhosamente por: Vânia Rodrigues Silva
E-mail: silvavr@uol,com.br
Jornal Nacionall de Umbanda, Edição de junho/2011

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!