Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

sábado, 21 de agosto de 2010

Ganhei esse texto de minha amada amiga Tida Pozatto e está visível na parede da entrada do espaço terapêutico.
Compartilho com vcs, amados!
Beijinhos iluminados!!

(clique na imagem para melhor leitura do texto)

Os benefícios da meditação

De cada dez pessoas que procuram ajuda médica, apenas quatro precisam efetivamente dessa ajuda. As outras seis pessoas nem mesmo teriam de ir ao consultório se usassem o poder da mente para fortalecer-se e evitar problemas físicos.

Essa foi a conclusão a que chegou o cardiologista americano Herbert Benson, da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Durante cinco anos Benson acompanhou pacientes com vários problemas de saúde, em especial os relativos às coronárias, as artérias que levam o sangue ao coração.

Esses pacientes dividiram-se em dois grupos: O daqueles que praticavam diariamente a meditação e o dos que não praticavam, ou faziam de maneira irregular.
Os pacientes do primeiro grupo - o dos que meditavam - recuperavam-se muito melhor e mais rapidamente.

A meditação, segundo Benson, também é capaz de melhorar a fertilidade. Nos homens, a técnica ajuda a controlar o estresse e, como conseqüência, leva a uma produção maior de espermatozóides; nas mulheres, provoca serenidade suficiente para a superação dos motivos psicológicos que a impedem de engravidar.

Fatos como esses, comprovados por meio de pesquisas são resultados de uma alteração cerebral produzida pela meditação. aparelhos de ressonância magnética - que mostram imagens do cérebro - e eletrencefalogramas (que medem as correntes elétricas originadas no encéfalo) mostram que a atividade de uma região do cérebro chamada córtex pré-frontal esquerdo aumenta entre as pessoas que meditam.

E o que faz o córtex pré-frontal esquerdo? É nele que se concentram nada mais, nada menos do que os sentimentos positivos.

Resultados assim vêm animando os médicos. Diversos hospitais do mundo inteiro - inclusive no Brasil - já incluíram a meditação no tratamento de pacientes. Ela ajuda a amenizar a dor (incluindo a crônica), a baixar a pressão, a controlar fobias e ansiedade, entre outros benefícios.

Fonte: (Essencial - Um guia prático de alimentação e saúde: Editora Nova cultural)

Amados, há várias técnicas de meditação. Eu postei uma anteriormente aqui no blog.
O importante ao iniciar uma técnica, é não ligar se nos primeiros dias sentir dificuldade em meditar, isto é, em "esvaziar" a mente. Com pratica e perseverança, qualquer um logo chega lá.
Beijinhos iluminados de cura!


Técnica de meditação

Amados, Cada um têm ou cria uma forma especial de meditação, vou ensinar a que eu costumeiramente usei no começo de aprendizado e adaptação à meditação e foi a que mais se adequou à minha vida atribulada de moradora em uma cidade grande.

Reserve os 20 minutos mais calmos do dia para meditar. Pode ser pela manhã, à tarde , à noite, de madrugada. Assegure-se apenas de que, logo depois desse período, você possa permanecer tranqüilo, sem correria nem agitação.

Escolha um local calmo, agradável. Se possível, acenda velas e incensos. deite-se ou sente-se, apoiando a cabeça.

Feche os olhos e concentre-se em sua respiração.
Aspire o ar e solte-o com vagar e atenção.

Deixe que os pensamentos fluam livremente, sem interrupções. Procure não dirigi-los nem controlá-los.
Eles são como as ondas do mar: Vão e vêem.

Relaxe. Aceite tudo aquilo que vier à sua mente, sejam pensamentos, sejam sentimentos. deixe que apareçam e que desapareçam. Imagine-os como as ondas, que se dissolvem no mar sem esforço.

Continue atento à respiração, aos movimentos que ela provoca em seu corpo.

Observe seus pensamentos como se estivesse "fora" deles, vendo-os vir e ir como folhas ao vento.

Preste atenção às sensações que o relaxamento provoca em seu corpo. Procure não alterá-las nem controlá-las. Deixe que fiquem, ou que se modifiquem, como se tivessem vontade própria.

Permaneça assim por 20 minutos. Se quiser, use um despertador até conseguir regular o tempo em seu "relógio" interno.

Quando o despertador tocar, ou quando você se sentir pronto para sair da meditação, abra os olhos devagar.
Mexa lentamente os pés e as mãos: depois movimente pernas e braços.

Espreguice-se. abra bem os braços, alongue as costas e as pernas, faça careta para mover os músculos do rosto.

Levante-se devagar, respire fundo, solte todo o ar.
Comece a caminhar, sentindo os deliciosos efeitos do relaxamento.
Beijinhos iluminados e boas vibrações!!












Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!