Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VALE A PENA LER E COLOCAR EM PRÁTICA - Colaboremos para a evolução de almas

Postei esse link, pois ele é de grande valia, e nem que não sigamos 100% .. Cada pessoa têm sua religião interior, sua visão, sua forma de entender e de aprendizados, porém o que me chamou a atenção são as práticas aquí sitadas onde podemos em qualquer ambiente estarmos centrados de forma a não sairmos do caminho da luz.
Essas prática podem ser compreendidas como o "orai e vigiai" individual e coletivo.
Observe esse trecho que transferí para cá e posto àbaixo e transfira para seu cotidiano, independente de sua religião. (Devemos extrair de todas as coisas o que presta, o que não nos cabe, não presta em cada conceito de mente humana, jogue fora!!) Mas isso que coloco aquí pode ser usado no dia-a-dia e, com as práticas, podemos nos melhorar; melhorar pessoas à nossa volta e, de forma coletiva, o mundo igualmente.

Veja o trecho que desejo expor à análises de quanto vale à pena a prática do que aquí se é colocado, trazendo para a nossa vida física, mental e espiritual mais iluminação: (coisas tão simples e fáceis de praticarmos.... Vale a pena mesmo!!)

....primeiro você deve purificar a sua própria mente. Se quiser ter karma puro, primeiro você deve manter a disciplina pura [dos preceitos]. Dados os três males do corpo, os quatro males da fala e os três males da mente, estes juntos são os dez karmas ruins. A partir de agora, você deve manter as regras de disciplina e manter os três karmas do corpo, da fala e a mente puros e limpos. Então, a mente será naturalmente pura. Se você não [1] matar seres sencientes, [2] roubar ou [3] cometer adultério, então o karma do corpo será puro. Se não [4] contar mentiras ou [5] usar duplos significado enganadores, e não ceder à [6] linguagem grosseira e [7] suja, então o karma da fala será puro. Se não permitir que a mente tenha sentimentos de [8] cobiça e [9] raiva, e não manter [10] visões pervertidas, então o karma da mente será puro. Se puder cortar os dez karmas ruis para sempre, os três reinos [do desejo, da forma e da não-forma] serão limpos e purificados. Isto é muito importante para a purificação de sua própria mente.Uma vez que você tenha uma mente limpa e pura, e que tenha desenvolvido repulsa aos sofrimentos do mundo Saha, faça um voto pelo renascimento na Terra Pura. Enquanto estiver andando, de pé, sentado ou reclinado, esteja se movendo ou parado, em lazer ou ocupado, você deve sempre estar com a mente clara, sem quaisquer pensamentos confusos, e não deve ser afetado por condições intrometendo-se a partir de fora.
Quem desejar, esse é o link para apronfamento no estudo ou conhecimento mais amplos.
http://www.dharmanet.com.br/amitabha/mente.htm


TUDO VÊM DA MENTE


Compartilho aquí um trecho de uma parábola que expressa bem sobre a ilusão mental, impermanência e vacuidade)

O Buda, intuitivamente, compreendeu as limitações do conceito que um ser humano comum faz do tempo. [...]Ele ilustrou esse ponto com uma história sobre um jovem que abordou um grande mestre em busca de ensinamento profundo.

O mestre concordou, mas sugeriu que o jovem tomasse uma xícara de chá antes. "Depois disso", ele disse, "eu lhe darei o ensinamento profundo que você busca".

Então, o mestre serviu uma xícara de chá e, enquanto o estudante a levava à boca, a xícara de chá se transformou em um vasto lago cercado de montanhas. Enquanto ele estava na beira do lago, admirando a beleza do cenário, uma garota chegou por trás e aproximou-se do lago para pegar água num balde. Para o jovem, foi amor à primeira vista e, quando a garota olhou para o jovem parado na beira do lago, também se apaixonou por ele. O jovem a seguiu até a casa dela, onde morava com os pais idosos. Aos poucos, os pais da garota foram se afeiçoando ao jovem, que também se afeiçoou a eles e, mais tarde, eles concordaram que os dois jovens deveriam se casar. Depois de três anos, o primeiro filho do casal nasceu -- um menino. Alguns anos mais tarde, uma menina nasceu. As crianças cresceram felizes e fortes até que um dia, aos 14 anos, o filho adoeceu. Nenhum dos remédios prescritos curou sua doença. Em um ano, ele estava morto.Pouco tempo depois, a filha do casal foi pegar lenha na floresta e, enquanto estava ocupada com seus afazeres, foi atacada e morta por um tigre. Incapaz de superar o desgosto de perder ambos os filhos, a esposa do jovem decidiu se afogar no lago. Enlouquecidos pela perda da filha e dos netos, os pais da garota pararam de comer e morreram de fome. Tendo perdido esposa, filhos e sogros, o jovem começou a pensar que ele também deveria morrer. Ele andou até a beira do lago, determinado a se afogar.Quando estava prestes a se jogar na água, contudo, ele subitamente se viu de volta à casa do mestre, segurando a xícara de chá em seus lábios. Apesar de ter vivido uma vida inteira, só um instante se passara; a xícara ainda estava aquecida em suas mãos e o chá ainda estava quente.Ele olhou para o professor, que fez um gesto afirmativo com a cabeça, dizendo: "Agora você percebe. Todos os fenômenos provêm da mente, que é a vacuidade. Eles não existem de verdade exceto na mente, mas eles não são o nada. Este é o seu ensinamento profundo".

Extraí do livro do autor Yongey Mingyur Rinpoche, em "A Alegria de Viver"

EXIBIÇÃO DESNECESSÁRIA

Lí esse texto e achei fantasticamente verdadeiro e coerente com a realidade da evolução da alma... principalmente o último parágrafo.
Compartilho com vcs

A vida dos grandes praticantes demonstra, repetidas vezes, que para manter a prática do Darma uma pessoa não precisa renunciar ao mundo. Tampouco é preciso renunciar ao Darma para se manter envolvido com as atividades do mundo. É possível integrar ambas as coisas em uma única vida. Gradativamente, novas prioridades e um equilíbrio necessário aparecem.
Em minha vida, testemunhei quatro pessoas alcançarem o corpo de arco-íris na hora da morte; elas não moravam em monastérios, mas viviam com suas famílias.
Quando tinha vinte e dois anos, presenciei um homem alcançar o corpo de arco-íris, e a maioria das pessoas sequer sabia que ele fazia prática espiritual. Não há necessidade alguma de qualquer exibição externa para se obter êxito no caminho espiritual.
Não é o corpo que alteramos para nos tornarmos iluminados -- é a mente.Você pode adotar o estilo de vida de um eremita, abandonar sua preocupação com comida, roupa, riqueza, amigos, família, lar e mudar-se para uma montanha, dedicando-se inteiramente à meditação. Esse é um modo perfeitamente válido. No Vajraiana, porém, há um outro modo. Sua vida externa continua com a forma habitual. Você não deixa sua casa, não renuncia a nada, mas nunca se aparta da virtude, nunca se separa do Darma, da intenção de trazer benefícios ou da sabedoria.
Chagdud Tulku Rinpoche (Tibete, 1930 - Brasil, 2002)

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!