Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

sábado, 7 de janeiro de 2012

Palestra de Aldomon Ferreira - Expansão da Consciência 20-11-2010

Parte 01


Parte 02


Parte 03


Parte 04


Parte 05

Palestra de Aldomon Ferreira - Expansão da Consciência (07/11/ 2010)

Parte 01


Parte 02



Parte 03


Parte 04


Parte 05


Parte 06


Parte 07


Parte 08


Parte 09


Parte 10

Cadeias mentais


Não tente ser perfeito, você não precisa. Assim como você é, você é perfeito. E daí? Ninguém sabe nada, por incrível que pareça. O saber é uma invenção instantânea da mente, feito no momento em que se pensa. A linda alegoria de Adão, comendo o fruto da árvore do conhecimento e caindo do Paraíso para o mundo de obrigações e sofrimentos, é cada um agora achando que sabe alguma coisa. Tudo é mentira e por isso tanta gente pensa que sofre. Como se pode ter paz acreditando em mentiras? 
Beijinhos iluminados!! Paz e Luz!!!  :)


Trailler do filme e comentários importantes: "O Grande abate" Filme de Apresentação Oficial: Ar




Existe uma teoria de conspiração em que muitos estão convencidos de que estão a ser envenenados lentamente.

Existe um movimento crescente, em todo o mundo, por milhões de pessoas que têm a certeza de que alguém está a pulverizar produtos químicos tóxicos sobre todos nós.

do realizador / produtor de “What in the World are They Spraying?” (O que Raio Estão Eles a Pulverizar?)


Hoje temos conosco dois cineastas que produziram “O Grande Abate” como seguimento do “O que raio Eles estão a Pulverizar?”, um ótimo filme sobre os fenómenos de geoengenharia e dos rastos químicos, que temos aqui na loja infowars. O realizador Paul Wittenberger acompanhado pelo cineasta estreante, Chris Maple.

"Correto
Obrigado por terem vindo

Obrigado por nos receber

um novo filme a estrear em 2012"

Entrevista telefónica com Harold Saive
"Não achamos que o que o governo nos esteja a dizer a verdade, e sempre que descobrimos que não dizem a verdade ficamos aterrorizados por o governo esconder tantas coisas que são realmente importantes para nós,

Se realmente me convencer que pessoas estão a fazer isto, pararia imediatamente tudo o que estivesse a fazer e encontrava uma forma...Por rastos químicos quer dizer uma grande conspiração do governo. Eu largaria tudo o que estivesse a fazer e arriscava a minha vida para impedi-lo. Porque acredito que é a coisa certa a fazer.

É um gesto bonito!

Os subsídios para pesquisa são fornecidos pelo Sr. Bill Gates, provenientes dos seus fundos pessoais, David Keith, Universidade de Calgary - 1.1 milhões"

Ex-Senadora Karen Johnson
"Na verdade servi durante 4 mandatos na casa, após servir 8 anos na casa avencei com a minha candidatura ao senado e fui eleita onde servi mais 4 anos. Penso que existem entidades neste mundo que desejam muito ter controlo, talvez elas preferissem que não tivessem de lidar com tanta população. As principais razões têm a ver com ganância, dinheiro e poder. E essas pessoas estão a fazer isto e têm vindo a fazê-lo há muitos anos. Apenas agora está a começar a ser mais exposto. As pessoas estão, finalmente, a começar a olhar para cima, não consigo acreditar que isto se estava a passar por cima das suas cabeças durante anos e anos e que praticamente não repararam. Mas talvez por eles se terem tornado tão ousados, as pessoas começaram a questionar ‘o que é que isto contém?’ "

Harold Saive
"Estou aqui hoje para informar que cada uma das seis amostras de água de chuva que recolhi, contém alumínio, cada uma delas está contaminada. Mostra contaminação do ar que respiramos com partículas de alumínio. É uma toxina neural, a doença de Alzheimer vem à mente, todas as doenças infantis que estão a surgir. Eu não consigo pensar num lugar pior para haver partículas de alumínio do que no próprio ar que respiramos, vocês conseguem?

Talvez isso seja algo para ser apresentado ao Comité de Protecção Ambiental ou ....
O programa actual tenta, de facto, mudar o clima de todo o mundo e testar como manipular os sistemas meteorológicos. Iniciado em meados de 1990, foi quando de repente os rastos de cristais de gelo, que desapareciam sempre em segundos ou minutos no máximo, começaram a persistir.

Mesmo em níveis baixos e tempo quente ou frio, ou altitudes diferentes e pode ver rastos próximos uns dos outros a dissipar ou cristais de gelo ao lado de rastos que não dissipam a transformarem-se em grandes bancos de nuvens."

"O meu nome é Rosalind Peterson, e sou presidente da Coligação de Defesa da Agricultura. A NASA insistia que existiam rastos de curta duração ou trilhas de condensação que persistem. Continuavam a dizer que era tudo do mesmo tipo, eles fingiam como se fossem todas do mesmo tipo. Quando comecei a fotografar percebi que haviam diferentes tipos de rastos de jacto e que formavam diferentes tipos de nuvens, produziam diferentes tipos de formações, a sua persistência era diferente. Então, comecei a documentar o que estava acontecendo no céu com este cartaz."

"O meu nome é Clifford E Carnicom e vivo em Santa Fé, Novo México. Vamos analisar estes termos de trilhos de condensação versus aerossol e tudo o mais e tentar dar sentido a isto.

Sabe a única coisa consistente que vejo? São os trilhos de condensação verdadeiros. É a única coisa no céu numa base diária que aparece exactamente da mesma forma todas as vezes que olha para lá e não importa o quão longe está, não importa o ângulo de onde está a ver.

Olha para isto, isto é lindo, já agora, é isso que um rasto é suposto parecer, Paul.
Exactamente, é um rasto de avião. Isso é um rasto de avião. Oh, é lindo, veja!
E dissipa-se na mesma velocidade que o nariz se movimenta. A cauda evapora-se e sabe que são necessárias temperaturas de - 40º C para que isso aconteça. É o máximo.

É tão lindo."

Francis Mangels, Ex-Biólogo da USDA 
"O meu nome é Francis Mangels, sou jardineiro mestre, fui cientista na USDA durante 35 anos, tenho vários diplomas, por exemplo mestrado florestal, mestrado em zoologia. Eles falam sobre possibilidades mas já estão a fazê-lo. E todos estes relatórios de laboratórios que circulam na internet provam que já estão a fazê-lo. E contactamos os militares e apenas disseram ‘Não temos que lhe dizer nada’ e o telefone desliga.

É tão triste, aqui estamos hoje sentados a olhar para cima e, na sua maior parte, temos um céu completamente azul, sem nuvens e por vezes pode sair de sua casa no vale pela manhã e ver o céu assim. Mas em 2 horas fica tudo branco leitoso, o sol não consegue passar, percebe, começou com um tabuleiro de xadrez que fica todo cheio.

Tudo isso pode ter impacto no ambiente que precisamos para água potável e mesmo nas árvores. Então, temos de avaliar estes esquemas em que estamos a entrar, para sermos capazes de dizer qual é o impacto que terão no ambiente. 
Se respirarmos cada vez mais partículas em suspensão muitos de nós irão morrer. E eu não sei como afirmar isto de forma charmosa. É uma pura declaração de factos. O aumento do número de partículas na atmosfera irá ter uma influência directa na mortalidade e irá aumentá-la.

É outra vez a mesma coisa; bloqueio corporativo, bloqueio militar e a resposta tem sido de que é tudo uma farsa, que não existe tal coisa como rastos químicos.
Bem, veja o veneno de ratos, quando alimenta o rato ele não se apercebe até comer o suficiente e demora uma semana a matá-lo. Isso é uma morte suave e os ratos não sabem isso, apenas continuam a comer porque não os matou logo. Se dermos veneno aos ratos que os matem no local, os ratos não o querem comer. Pois são espertos suficiente para verem o corpo a virar e a morrer, mas se for de forma lenta e deteriora... Ok, os números estão a subir, o governo está a tentar descobrir porque é que todas as pessoas estão a morrer ou a ficar doentes, porque é que crianças de 10 anos estão a ficar com distúrbios neurológicos."

Dr. Rime E. Laibow 
"Porque existe uma guerra contra si. Existe uma guerra contra a sua saúde, porque a sua doença é rentável e a sua saúde não é. Existe uma guerra contra a sua sobrevivência porque os escravos têm de ser alimentados e muitas vezes é mais conveniente simplesmente criá-los quando se precisar deles. E existe uma guerra contra o seu fluxo de informação e o seu conhecimento, porque o melhor escravo é o escravo que acredita que é livre. E nesta altura, o estado corporativista, globalista e genocida acredita que é dono do seu corpo, da sua mente, das suas opções e da sua vida e morte, e digo ‘oh, não, não do meu corpo, não do corpo de ninguém.’

Já ouvi algumas pessoas dizerem que desejam ter algum tipo de abate em massa da população. Eu acho que se eu fosse a fazer isso porque é que pulverizava veneno a partir de aviões, bastava colocá-lo na água ou na comida. Portanto só estou a tentar compreender a sequência do pensamento que se está a fazer.
As pessoas possuem uma enorme gama de motivos, incluindo motivos maravilhosamente altruístas e motivos enormemente maléficos. Portanto, não há nada que me possa dizer sobre políticas corporativas que eu diga que é impossível, porque acredito, essencialmente, que qualquer motivo é possível.

Quero dizer, acho que isso foi a motivação para este filme, porque ouvindo falar sobre contaminação por metais pesados, seja na comida ou na água, começamos a perceber, que forma perfeita de controlar a população... 

Abater, verbo.
Quando as pessoas abatem os animais, elas matam-nos, em especial os elementos mais fracos de um grupo em particular, de forma a reduzir ou limitar o seu número.

Expõe a Geoengenharia"



(Extraído de "acordem.com)

Polidez

O psicólogo americano Abraham Maslow, autor da famosa teoria sobre a hierarquia da importância das necessidades humanas, propôs que todos nós temos cinco níveis de necessidades: fisiológicas (por exemplo, a comida e o sexo), segurança (a segurança do corpo e dos recursos), relacionamento (amizade e família),estima (autoestima e respeito dos outros) e a realização pessoal (auto-realização e espontaneidade). Neste artigo vamos tratar da estima, o quarto nível desta hierarquia. Vamos tratar principalmente de dois dos seus componentes mencionados acima: a autoestima e o respeito.

Aquelas pessoas que rebaixam a autoestima dos seus interlocutores ou que não os respeitam estão cometendo um erro gravíssimo, uma vez que estas são duas necessidades básicas da nossa espécie. Quem age desta forma causa um grave desconforto em seus interlocutores, o que gera dificuldades para iniciar, desenvolver e manter relacionamentos amorosos.
A estima de uma pessoa é muito afetável pelo conteúdo e pela forma da conversa, principalmente pela polidez ou falta de polidez por parte da outra pessoa. A palavra “polidez”, tal como está sendo utilizada aqui, significa “tato para se relacionar” e não ser “chique”, saber usar os talheres ou usar o tipo certo de roupa nas recepções sociais. Muitas pessoas que são “chiques”, neste segundo sentido, são extremamente grosseiras nos seus relacionamentos sociais.

Manifestações da polidez
Cada pensamento pode ser expresso através de muitas palavras e de muitas formas diferentes. Por exemplo, ele pode ser expresso através de diversas palavras que tenham significados semelhantes, através de diversos tons de voz e de forma direta ou indireta. Muitos destes vocabulários e formas de expressão, além de comunicar as idéias, também expressam, simultaneamente, diferentes graus de polidez.
Polidez marcada e polidez não marcada
As culturas geralmente possuem códigos de conduta, não escritos e pouco conscientes, que prescrevem como as pessoas devem se portar durante uma conversa. 
A polidez é denominada “não marcada” quando ela não vai além daquilo que é estipulado pela cultura e praticado pela maioria das pessoas. Este tipo de polidez passa despercebido - ela é considerada “normal” pela maioria das pessoas. Quando ela não é praticada nas ocasiões em que é esperada, aquele que a omitiu é visto como impolido, rude e não-educado. Por exemplo, dizer “obrigado” quando alguém fornece uma pequena informação “nada mais é do que obrigação”. 
A polidez é denominada “marcada” quando ela vai um pouco além daquilo que é estipulado pela cultura. Quem pratica este tipo de polidez é considerado “polido”. Por exemplo, abrir a porta do carro para a namorada ou ajeitar a cadeira para que ela se sente em um restaurante é uma polidez marcada. Quem a pratica é classificado como polido porque, atualmente, a maioria dos homens não age mais desta forma.
Manifestações da polidez
Existem muitas formas de ser polido ou impolido. Vamos examinar aqui algumas formas de ser polido. A polidez pode ser manifestada:
(1) através de ações que expressam respeito e visam o bem-estar da outra pessoa
Este tipo de polidez é constituído por vários pequenos cuidados com a outra pessoa. Exemplos:
o Abrir a porta e deixá-la passar primeiro; ajeitar a cadeira ou ceder o lugar para ela se sentar; deixá-la se servir do alimento primeiro.
A maioria destas ações é mais esperada por parte do homem em relação a uma mulher. Quando ambos os parceiros são do mesmo sexo, este tipo de polidez é mais esperado por parte daquele que tem menos poder no relacionamento.
o Ao telefonar, verificar o grau de disponibilidade da outra pessoa para conversar e ajustar a duração da comunicação a partir desta informação.
o Recepcioná-la condignamente. Exemplo: Quando estiver conversando com ela, cessar outras atividades para lhe dar toda a atenção. 
o Apresentar reparações quando tiver que fazer algo que cause desconforto nela, como levar flores ou apresentar uma justificativa para o que foi feito.
(2) através da comunicação
A polidez através da comunicação deve ser manifestada pelo ouvinte e pelo falante através da comunicação não-verbal e da comunicação verbal, através da forma e do conteúdo daquilo que está sendo comunicado.
Os seguintes cuidados devem ser tomados por todos os participantes de uma conversa: 
• Tornar a conversa agradável para a outra pessoa
• Contribuir para que ela seja bem-sucedida na sua tentativa para projetar uma boa imagem de si. Por exemplo, se ela tentar se apresentar como uma pessoa engraçada, altruísta ou vítima, tentar cooperar, dentro do razoável, para que tenha sucesso nesta tentativa.
• Contribuir para que a outra pessoa tenha um papel importante na conversa. Por exemplo, não reduzi-la a mera espectadora passiva e não forçá-la a desempenhar um papel ativo por obrigação. 
• Respeitar a dignidade dela. Por exemplo: quando tiver que falar algo comprometedor ou constrangedor para ela, procure fazer isso em particular e não em público.
Polidez por parte do ouvinte
Ouvir ativamente o que o outro está dizendo pode ser tão ou mais importante do que falar coisas interessantes para ele. Uma das piores coisas é conversar com alguém que não dá importância para aquilo que estamos falando ou que mostra má vontade para nos ouvir. Exemplos de maneiras de ouvir ativamente:
o Ouça atentamente. 
o Sempre que possível, acolha o que a pessoa está dizendo. Mesmo quando discordar tente ver o que ela está dizendo sob o ponto de vista dela.
o Não interrompa demais.
Polidez do falante
o Sempre que possível, fale coisas que reconheçam e realcem os méritos do interlocutor. 
o Evite falar coisas desagradáveis e usar um tom de voz desagradável.
o Quando for inevitável falar coisas desagradáveis, adote formas de falar que amenizem os impactos negativos desnecessários.
Vamos ver agora alguns recursos específicos que podem ser usados pelo falante polido.
Uso de amenizadores
O uso de amenizadores consiste em substituir uma formulação desagradável por outra mais amena. As principais destas formas de amenizar são as seguintes:
1 - Usar a comunicação indireta quando for dizer algo que ameace a estima do interlocutor
Exemplos
• Substituir uma ordem (mais coercitiva) por pergunta (menos ameaçadora): 
Por exemplo: ao invés de dizer “Abra o vidro do carro”, diga “Você poderia abrir o vidro?” ou “Está abafado aqui, não é?”
• Apresentar uma pergunta que equivale a uma reprovação
Ao invés de dizer: “Não quero que você faça isso”, diga “Você não vai fazer isto de novo, vai?”.
• Apresentar uma confissão de incompreensão que equivale a uma crítica
Ao invés de dizer: “Você não foi claro”, diga “Não entendi o que você disse”.
2 - Usar desatualizadores
Os desatualizadores são recursos que distanciam quem fala, aquilo que está sendo dito ou aquele que está recebendo a mensagem daquilo que está sendo falado. Por exemplo:
• Uso do condicional
“Se você puder fazer isso, eu agradeço.”
• Uso do passado da polidez
Diga “Você poderia...?”
• Uso de pronomes que despersonalizam o autor da frase. 
Ao invés de dizer “Eu...”, diga “Nós...”, “A Gente...” (“A gente poderia ir ao cinema?”).
3 - Usar afirmações retóricas
• Litotes: é uma figura de linguagem onde uma afirmação é substituída pela negação do contrário
Ao invés de dizer que uma pessoa é feia, diga que ela não é bonita.
• Eufemismo: é o uso de termos mais agradáveis para suavizar uma afirmação. Diga “Vamos dar um tempo” ao invés de dizer “Não quero mais namorar você”. 
• Tropo comunicacional: falar para uma pessoa quando, de fato, quer mandar uma mensagem para uma terceira que está ouvindo.
4 - Usar fórmulas especializadas de polidez
Por exemplo: “Por favor”, “desculpe-me”.
5 - Apresentar um enunciado preliminar para se desculpar por um desconforto que vai causar no interlocutor.
Por exemplo: “Sei que você vai ficar com raiva de mim, mas não poderei te levar ao aeroporto.”
6 - Deixar uma saída para o interlocutor ao fazer um pedido 
Por exemplo: “Eu gostaria de sair na quinta, mas se você estiver muito ocupado podemos deixar para o fim de semana.”
7 - Usar diminutivos para suavizar o desconforto daquilo que será dito
Por exemplo: “Posso falar um minutinho com você?”
8 - Usar modalizadores
Estabelecer uma distância entre o sujeito da enunciação e o conteúdo do enunciado. Isto dá um ar menos autoritário: 
Por exemplo: “Eu penso...”, (creio, tenho a impressão etc.).
9 - Usar desarmadores: servem para antecipar e diminuir uma possível reação negativa ao que vai ser dito
Por exemplo: “Não queria importunar você...”
10 - Usar o apagamento da referência direta aos interlocutores
Por exemplo: “É bom cultivar as amizades” ao invés de dizer “Você cuida pouco dos amigos”.

Seja polido e faça mais sucesso nos seus relacionamentos!
escrito por ailton amelio da silva

SÃO PAULO, SP
Psicólogo clínico (telefone: (11) 3021 5833). Doutor em psicologia. Professor do Instituto de Psicologia da USP. Escritor.

Ciúme

“Mas eu me mordo de ciúme...” (Ultraje a Rigor)


Segundo os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, autores de uma ótima pesquisa sobre este tema, o ciúme pode ser definido como um “complexo de pensamentos, sentimentos e ações que são provocados por ameaças à existência ou à qualidade do relacionamento que são gerados pela percepção da atração, real ou potencial, entre o parceiro e um rival (imaginário ou real)”.
Você sente ciúme? Parabéns, este sentimento é normal e razoável. O ciúme é como o medo. Só os seus excessos é que são disfuncionais: falta de ciúme ou excesso de ciúme, tal como a falta de medo ou o medo de tudo, é que são prejudiciais. O ciúme é experimentado por quase todas as pessoas, em quase todas as culturas e em todas as épocas. Várias pesquisas constataram que quase todo mundo já sentiu ciúmes alguma vez na vida. Cerca de 50% das pessoas declararam que são ciumentas.
Antigamente era moda condenar certos fenômenos psicológicos como o medo, a timidez e o ciúme. Os especialistas daquela época acreditavam que estes fenômenos só eram apresentados por pessoas imaturas, egoístas e problemáticas. As teorias psicológicas modernas reabilitaram estes fenômenos. Esta reabilitação aconteceu porque foi compreendido o papel importante que eles têm para a sobrevivência da nossa espécie, para o nosso bem-estar e para o funcionamento dos relacionamentos humanos. Por exemplo, segundo a teoria evolucionista, o ciúme, quando é manifestado em doses moderadas e nas circunstâncias adequadas, ajuda a evitar que o parceiro se envolva amorosamente com outros pretendentes e desfaça o vínculo conjugal atual. Na nossa espécie, a manutenção do vínculo conjugal, pelo tempo necessário para que os seus filhos ganhem autonomia, é importante porque as crianças necessitam de cuidados durante muitos anos para que possam sobreviver sozinhas. Tais cuidados são muito mais eficazes quando são proporcionados por um casal do que quando são proporcionados por apenas um dos cônjuges.
Causas reais e causas fantasiosas do ciúme
Ciúme realista 
Muitas pessoas que procuram o meu consultório porque estão sentindo uma intensidade insuportável de ciúme dos seus parceiros têm razões para isto: elas realmente estão sendo traídas. Neste caso o ciúme é uma reação razoável e saudável ao que está se passando. O que resta fazer é comprovar a traição e tomar as medidas adequadas para lidar com os danos psicológicos que ela acarreta e com o parceiro traidor.
Ciúme fantasioso
Uma parte daquelas pessoas que procuram o meu consultório devido aos problemas gerados pelo ciúme não tem motivos reais para esta reação: elas estão tendo ciúmes descabidos. Este tipo de ciúme é característico daquelas pessoas que são chamadas de “ciumentas”. Quando o ciúme é muito irrealista e muito exagerado pode se tratar de uma patologia – o ciúme patológico.
O ciúme patológico é provocado por delírios de traição por parte do parceiro. Nenhum tipo de prova em contrário convence o enciumado de que o parceiro não o está traindo. Cada suspeita que é desconfirmada só o tranqüiliza por pouco tempo. Logo em seguida aparece outra suspeita e novos ciúmes. As vidas de quem tem este tipo de ciúme e a do seu parceiro se transformam em um inferno. A insegurança de que o parceiro está traindo é constante. Todas as atividades da vida diária podem ser prejudicadas pelas perturbações decorrentes do ciúme. O enciumado não consegue se concentrar em mais nada. Tudo fica subordinado aos seus sentimentos de ciúme. O sono fica prejudicado, o parceiro é submetido à vigilância continua – ¬¬a sua privacidade é invadida de todas a formas –, outras atividades importantes podem ser interrompidas para que a vigilância do parceiro possa ser exercida. Este tipo de distúrbio requer tratamento especializado.
Ingredientes do ciúme
O ciúme tem dois ingredientes: o disposicional e o situacional. O ingrediente disposicional é aquele que faz com que duas pessoas tenham diferentes intensidades de ciúme em uma mesma situação. Por exemplo, quando dois homens descobrem que suas namoradas estão trocando e-mails com seus respectivos ex-namorados, cada uma deles pode sentir intensidades muito diferentes de ciúme: um pode ficar possesso e querer acabar o namoro, enquanto o outro pode ficar apenas ligeiramente enciumado. Ou seja, um deles é “muito ciumento”, enquanto o outro é “pouco ciumento”. 
O ciúme exagerado pode ser causado por pelo menos um dos seguintes motivos: 
(1) Possuir um amor do estilo Mania (são pessoas possessivas e inseguras) ou ter um estilo de apego ansioso-ambivalente (típico daqueles que receberam cuidados na infância por parte de pessoas que eram inconstantes para proporcionar segurança e afeto e se portavam de uma forma invasiva). 
(2) Ter sido traído em relacionamentos anteriores: “Gato escaldado tem medo de água fria”.
(3) Ter sido afetado por traições por parte de terceiros. Por exemplo, uma paciente que atendi desenvolveu uma desconfiança muito grande em relação aos homens porque durante a sua infância e adolescência ela presenciou várias brigas entre o seu pai e a sua mãe. Nestas brigas, a mãe acusava o pai de traição. Além disso, a mãe sempre a advertia de que “não podia confiar nos homens”.
O ciúme situacional é aquele que faz com que uma mesma pessoa experimente diferentes intensidades de ciúme em diferentes situações. Por exemplo, Maria relatou que sentiu uma intensidade dez de ciúme, em uma escala que vai de zero a cem, quando atendeu ao telefone e ele foi imediatamente desligado por quem fez a chamada. Ela também relatou que sentiu uma intensidade oitenta de ciúme, nesta mesma escala, quando soube que o namorado tinha “ficado” com uma conhecida de ambos em um feriado que ela viajou sozinha para visitar os pais em outra cidade. 
O ciúme é normal e saudável quando a sua intensidade é proporcional ao risco que a situação traz para o seu relacionamento. Por exemplo, se o parceiro conversa rapidamente com uma desconhecida muito bonita em uma festa isto oferece um risco muito menor para o seu relacionamento do que se o parceiro tivesse dançado repetidamente e de rosto colado com esta bela desconhecida. Um estudo que fiz mostrou que as pessoas ordenam de forma muito semelhante as intensidades do ciúme que são provocados por diferentes situações. Por exemplo, quase todo mundo diz que sente menos ciúme quando o parceiro menciona repetidamente o nome de uma possível rival do que quando ele viaja com ela para um congresso. 
Outros fatores também afetam a intensidade do ciúme. Por exemplo, o ciúme geralmente é menor quando o relacionamento é mais estável (já existe há bastante tempo e há um bom grau de compromisso entre os parceiros) e quando o parceiro é confiável.
As reações ao ciúme
A grande maioria das pessoas não gosta de sentir ciúme. As reações daqueles que são objeto de ciúme moderado vão desde sentir-se amado e ficar lisonjeado até não suportar ser objeto deste sentimento. As pessoas que não gostam de ser objeto de ciúme sentem-se acuadas, tolhidas e desrespeitadas quando isto acontece. 
A forma de agir daqueles que sentem ciúme também varia muito. Por exemplo, algumas pessoas escondem este sentimento, enquanto outras se tornam agressivas e apresentam represálias. Alguns estudos indicaram que as mulheres têm mais propensão do que os homens para desenvolver sentimentos negativos contra elas próprias quando sentem ciúme. Por exemplo, ficam com a auto-estima rebaixada e podem ficar deprimidas. Os homens, por outro lado, tendem a agir contra os outros quanto sentem ciúme: ficam agressivos com a parceira e com os rivais.
É possível matar por ciúmes?
Não creio que alguém mate, suicide-se ou até mesmo cometa atos violentos só porque é muito ciumento. Quem comete excessos quando fica muito enciumado é porque, além de ser ciumento, também tem algum tipo de desequilíbrio psicológico ou social. Por exemplo, tal pessoa pode não ter aprendido a controlar os seus impulsos destrutivos. Ela provavelmente considera legítimos estes tipos de reações. Por exemplo, ela pode ter sido educada para acreditar que é louvável “lavar a honra com sangue”.
Perdoar é mais fácil do que recuperar a confiança
Quem foi traído pode desenvolver uma desconfiança crônica em relação ao parceiro que o traiu. Esta desconfiança pode ser muito difícil de ser tratada. Por exemplo, certa vez atendi uma paciente que constatou uma traição por parte do marido. Depois desta constatação, tudo o que ele fazia ou deixava de fazer era visto por ela como evidência de uma nova traição em curso. Por exemplo, se ele dava presentes para ela era porque ele estava com a consciência pesada por estar traindo. Se ele não dava presentes era porque estava apaixonado por outra e pensando em sair do casamento. Este tipo de desconfiança durou muito tempo apesar do tratamento psicológico.

Se o seu ciúme está prejudicando o seu relacionamento, verifique se ele é legítimo. Caso não o seja e você não esteja conseguindo se controlar sozinho procure ajuda profissional.
escrito por ailton amélio da silva

SÃO PAULO, SP
Psicólogo clínico (telefone: (11) 3021 5833). Doutor em psicologia. Professor do Instituto de Psicologia da USP. Escritor.


Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!