Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O poder das ervas e dos temperos


O uso de temperos e condimentos é importante em uma alimentação saudável porque realça o sabor do alimento, ajuda na digestão, melhora a aparência da comida e muitos deles têm poder terapêutico.
Passo aqui dicas da importância de alguns temperos e os perigos do uso abusivo do sal. Assim, você, amado, vai poder preparar alimentos mais apetitosos e saudáveis.

Cuidado com o uso do sal

O tempero mais comum nas cozinhas é o sal. Porém, a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), alerta que os brasileiros consomem 5 vezes mais a quantidade necessária de sal de que o organismo necessita. "O consumo ideal é de 2 a 3 gramas por dia. Isso corresponde a 1 colher de chá de sal". Quanto maior a quantidade de sal na comida, maior será o risco do aumento da pressão arterial, podendo causar problemas no coração, nos rins e até envelhecimento precoce. Além disso, Marlete esclarece que na maioria dos alimentos já existe sódio (outra forma de sal), principalmente nos produtos industrializados, como sorvetes, bolos, gelatinas, biscoitos recheados e nas carnes. "Uma boa dica para identificar este sal é olhar o rótulo do produto antes de comprá-lo", sugere Marlete.
Dicas para evitar o sal:
• Utilize o sal marinho (moído fino). Ele não é refinado, por isso contém o iodo natural de mais fácil absorção pelo organismo. Contém cerca de 83 elementos, entre eles cálcio, flúor, magnésio, bromo e enxofre. É importante para a manutenção do metabolismo, equilíbrio do sistema imunológico e auxilia o bom funcionameanto da glândula tiróide. Mesmo assim, não abuse.
• Não use saleiro na mesa, coloque sal durante a preparação do alimento.
• Evite alimentos industrializados, como carnes e peixes em conserva, bacon, rosbife e sardinha enlatada, embutidos, enlatados em geral, sopas pré-prontas, petiscos etc.
• Verifique a quantidade de sódio no rótulo dos alimentos industrializados antes de comprá-los.
• Na hora de preparar os alimentos, tente outros temperos naturais no lugar do sal.

Ervas e temperos realçam o sabor e ajudam o organismo

Além de realçarem o sabor, a nutricionista Marlete Pereira afirma que os condimentos são ótimos ingredientes para prevenir doenças no estômago e ativar a digestão. Além disso, são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes (que combatem os radicais livres, moléculas que destroem as células). Confira a tabela a seguir, fique por dentro do poder dos temperos e adicione a sua imaginação para transformar suas refeições diárias em receitas saudáveis e inesquecíveis.
AlecrimAntiséptico e estimula o funcionamento do fígado. É indicado para combater o cansaço físico e mental e a depressão. É digestivo e antioxidante, combatendo os radicais livres. Bom para patês, molhos e para enfeitar pratos.
HortelãErva descongestionante, ótima também contra azia e má digestão. É antiparasitária e atua no sistema nervoso central como sedativo. Misture-a ao vidro de vinagre. É refrescante, combina com saladas, sucos e chás.
SalsaContém vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e potássio. É diurética e combate inflamações e infecções. Deve ser consumida crua. É rica em bioflavonóides, substância anti-cancerígena.
ManjeronaAssim como o hortelã, é ótima para azia e má digestão. Ideal para molhos de macarrão e outras massas.
SálviaUsada em pratos de aves e carnes de porco ou recheios à base de pão, tonifica o organismo e estimula a digestão. É estimulante do sistema nervoso e expectorante. Usar em refogados, sopas e chás.
ManjericãoDiminui a prisão de ventre, azia, má digestão e atua como diurético e calmante.É fortificante e antigripal. Use-o em saladas, molhos e pratos assados.
LouroÉ diurético e digestivo. Use-o para temperar sopas, guizados, feijões, lentilha, ervilhas e cozidos. Evita a formação de gazes.
GengibreCombate as náuseas e a formação de gazes. Use-o para refogar feijões, legumes e temperar saladas (deve ser ralado).
CebolinhaContém enxofre e reduz a pressão arterial quando consumida em grande quantidade.
CoentroÉ capaz de aliviar a indigestão.
Erva-doceAuxilia na digestão e é bom para o hálito. Pode ser usado para temperar saladas (ramos verdes) e aromatizar pratos.
OréganoÉ indicado contra cólicas intestinais ou gástricas e resfriados. Usar em patês, molhos, saladas, refogados e massas.


Receita
Molho Tradicional
Ingredientes:
20 tomates; 5 cebolas médias; 1/2 xícara de óleo de soja; orégano, salsa e um pouco de manjericão para temperar; sal a gosto.

Modo de fazer:
1 Lave os tomates, corte cada um em quatro pedaços e volte a lavá-los. Coloque-os numa panela com 1 litro de água e deixe ferver até que fiquem quase derretidos.2 Retire a polpa da panela para batê-la no liquidificador. Passe-a numa peneira não muito fina. Bata no liquidificador uma concha média desta polpa juntando o sal, a salsa, a cebola, o orégano e o manjericão.3 Ponha o óleo em uma panela grande e leve ao fogo. Em seguida, refogue a mistura do liquidificador.
4 Finalmente, despeje a polpa que ficou à espera e deixe que ferva por mais 1 hora. Deixe esfriar, coloque no vidro e ponha na geladeira. Este molho serve para macarrão, carnes, frangos, batatas etc.

(Fonte: Revista Saúde! e Nutrição Vital – Uma abordagem holística da alimentação e da saúde, de Soraya Coury.)

Entrevista com Deus

(Clique na imagem para melhor visualizar a imagem e a mensagem)

"E assim, Tudo o que quereis que os homens vos façam,
fazei-o também vós a eles. "Porque esta é a lei e os profetas." (Mateus 7:12)

"Tratai todos os homens como quereríeis que els vos tratassem" (Lucas 6:31)


Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.

"Então você gostaria de me entrevistas?" - Deus perguntou.
"Se o Senhor tiver tempo" - Eu disse.
Deus sorriu: "Meu tempo é a eternidade. Que perguntas você tem em mente para me fazer?"

"O que na humanidade mais surpreende o Senhor?"
Deus respondeu:
"Que eles ficam entediados com a infância, apressam-se a crescer e depois desejam ser crianças novamente.
Que eles perdem sua saúde para ganhar dinheiro e, em seguida, perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
Que eles pensam ansiosamente sobre o futuro e se esquecem de viver o presente, de tal forma que não vivem nem o presente nem o futuro.
Que eles vivem suas vidas como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivesse vivido...".
As mãos de Deus tocaram as minhas e ficamos em silêncio por um momento. Então, perguntei:
"Sendo um pai, quais lições de vida quer que seus filhos aprendam?"
Deus respondeu com um sorriso:
"Aprendam que eles não podem fazer ninguém amá-los. O que eles podem fazer é deixarem ser amados.
Aprendam que o que é mais valioso, não é o que eles têm em suas vidas, mas quem eles têm em suas vidas.
Aprendam que não é bom compararem-se uns com os outros.
Aprendam que uma pessoa rica não é aquela que têm o máximo, mas sim aquela que precisa do mínimo.
Aprendam que se leva apenas uns poucos segundos para abrir feridas profundas em alguém que se ama, e que pode levar muitos anos para curá-las.
Aprendam a perdoar praticando o perdão.
Aprendam que existem muitas pessoas que os amam muito, mas que simplesmente não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos.
Aprendam que dinheiro pode comprar tudo, exceto... Felicidade!
Aprendam que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la de maneira diferente.
Aprendam que nem sempre é suficiente ser perdoado pelos outros, mas que eles devem perdoar a sí mesmos.
E aprendam que eu estou aqui... Sempre!

(Texto extraído do livro Histórias do dia-a-dia - Dival Buense Edit. DPL)



Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!