Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

domingo, 28 de agosto de 2011

Mudras, os gestos simbólicos do yoga


Existe em nossas mãos uma energia muito forte e latente. Cada um dos nossos dedos representa um dos cinco elementos da natureza. Assim temos:

Polegar, representando o elemento Fogo

Indicador, o elemento Ar

Médio, o elemento Éter (o mais sutil de todos)

Anular, o elemento Terra

Dedinho (mindinho), elemento Água

No Yoga, os dedos formam diversos gestos simbólicos – denominados Hastha Mudras – que são usados como suportes para a prática de posturas, conduzindo a um estado meditativo. Da mesma forma, são empregados no auxílio de prevenção e tratamento de algumas doenças e sintomas psicofísicos.
Os gestos equilibram as correntes de energia dentro do nosso corpo. Não existe um número preciso de quantos são os mudras, mas sua prática também promove mudanças nos corpos físico e mental, desenvolvendo um processo curativo, o qual corresponderá às partes do corpo afetadas.
Para realizá-los, são empregadas ambas as mãos ao mesmo tempo com o mesmo gesto. Inicia-se com um tempo mínimo de 10 minutos, período que vai aumentando com a prática para se obter melhores resultados.
Conheça alguns mudras e suas influências:

GYAN MUDRA
Polegar e indicador unidos. Sua prática desenvolve paz mental, concentração. Ativa a memória e sentimentos espirituais. Cura a insônia e pensamentos dispersos. Dissipa tensão, depressão e sonolência.

APAN VAYU MUDRA
Dobra-se o dedo indicador na dobra do polegar. Este mudra regula as complicações do coração. Deve-se permanecer no mínimo 10 minutos.

PRAN  MUDRA
As pontas dos dedos mindinho e anular tocam a ponta do polegar. Os dedos indicador e médio para cima. Esse mudra é ilustrado no Cristianismo com a figura de Jesus Cristo fazendo o gesto como uma bênção. Energiza todo o corpo e traz vitalidade. Ajuda a melhorar a visão. Imprescindível para quem se sente cansado, nervoso ou fraco.
 
APAN MUDRA
O dedo médio e o anular se juntam com a ponta do polegar. O indicador e o dedinho apontam para cima. Atua sobre problemas de rins. É de grande ajuda em trabalho de parto.

LINGA MUDRA
Com as palmas juntas, entrelaçar os dedos deixando um polegar para cima à direita. O polegar direito tem que estar circundado pelo outro e o dedo indicador. Deixa o corpo resistente a resfriados, tosses e infecções do peito por gerar calor no corpo. Contribui para redução de peso corporal, porém deve ser praticado com restrições.

SHUNYA MUDRA
O dedo médio é trazido para o meio da palma da mão, com o polegar pressionando-o. Os outros dedos ficam apontados para cima. Este mudra atua diretamente sobre males dos ouvidos, garganta e nariz.

VARUNA MUDRA
A ponta do dedinho é tocada com a ponta do polegar. Os outros dedos apontam para cima. A prática regular garante um nível de água no corpo e cura a sonolência provocada por desidratação.

SURAHI  MUDRA
O dedinho de uma mão unido com o anular da outra e vice-versa. Da mesma forma, juntar o indicador de uma mão com o dedo médio da outra e vice-versa. Benéfico para inflamações e resfriados.
Fonte: Yoga positions and techniques: hand Yoga

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!