Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

domingo, 28 de agosto de 2011

Mantras, palavras de poder


Da vontade surge a palavra e da palavra surge todo o resto

“A fala dos homens não consegue chegar até os Deuses… Para falar com Eles, é preciso usar a linguagem que lhes é própria… E que é feita de sons, não de palavras… Essa linguagem, ou os encantamentos dos mantras, é o agente mais eficaz e a chave mais importante para abrir o canal de comunicação entre os mortais e os imortais.” Helena Blavatsky
Conta a história védica, transmitida durante milênios pela tradição oral anterior ao advento da escrita, de como surgiu o Cosmos. A criação começou com o Ser, um estado tão sublime e diferente de tudo o que podemos conceber e que só pode ser expresso em metáforas, alegorias e imagens. Uma das representações mais comuns desse estado de Ser é a divindade hindu Narayana, que flutua em um mar trevoso. Do plexo solar do Narayana adormecido nasce uma outra entidade, chamada Brahma.
Enquanto Narayana dorme e Brahma é gerado, o universo é concebido como uma ideia divina. Não manifesto, esse universo é vago e informe. Mas esse Ser passou a ser Mente, que é Brahma. Ela não é estática, porém dinâmica. Logo experimenta o Desejo que é sucedido pela Vontade. Ambos levam Brahma a invocar o poder Saraswati, que é a expressão divina da manifestação.
Saraswati é um princípio feminino. É “a Palavra” conforme a tradição védica. O processo de criação é então descrito através de imagens de uma breve narrativa:
Primeiro, Deus como Ser
Do Ser surge a Mente
Da Mente surge o Desejo
Do Desejo surge a Vontade
Da Vontade surge a Palavra
Da Palavra surge todo o resto
Ravi Shankar, o mestre contemporâneo da música clássica indiana, refere-se ao som do poder de Deus como Nada Brahma, o som divino que ressoa através do Universo e do corpo humano sutil que existe em todos nós. Ele segue dizendo que a música é uma disciplina espiritual que eleva o ser interior à paz e à bem aventurança divinas.
Mantra 
A palavra provém do sânscrito e tem muitas diferenças sutis de significado: instrumento da mente, linguagem divina e linguagem da fisiologia espiritual humana. O mantra possui em sua essência características que podem ajudar a curar os problemas que todos enfrentamos na vida.
O seu efeito sutil vai entrando nas células de maneira que o complexo feixe de nervos é submetido a um martelar constante, pelas vibrações do som divino. A prática pode influenciar diretamente a pessoa a sentir-se mais calma, tranquila e energizada. Pode atuar nas situações difíceis, ao lidar com doenças; ajudar a desenvolver mais paciência e perspectiva para simplesmente deixar que as coisas aconteçam.
Um mantra ajuda a realizar desejos e é uma ferramenta ativa e pacífica para enfrentar as situações que desejamos mudar.
 
Os  mantras como transformação de consciência
A consciência humana possui diferentes níveis e os estados de consciência estão distribuídos pelos corpos físico e histérico. Cada órgão é parte de um sistema com sua própria consciência, a qual lhe permite desempenhar sua função específica. Em nosso corpo sutil acontece da mesma forma.
Ao recitarmos um mantra, desencadeamos uma vibração poderosa que corresponde tanto a um nível específico de energia espiritual quanto a um estado de consciência em forma embrionária. Aos poucos, essa vibração do mantra começa a superar todas as vibrações menores que acabam sendo absorvidas pelo mantra. Por isso eles devem ser tratados com respeito.
 

Sons que provêm dos ChakrasCada uma das cinquenta letras do alfabeto sânscrito corresponde a uma das cinquenta pétalas dos seis chakras, da base da coluna à fonte. O mantra sânscrito transmite vibrações para as letras contidas nas palavras recitadas, as quais energizam a pétala e atraem a energia espiritual da atmosfera ao redor para a pessoa que o está recitando.
O mantra também energiza o Prana (energia cósmica) – quando recitado um mantra para que um órgão interno seja banhado de luz, o seu poder pode concentrar-se nesse órgão com poder de cura. O ato de visualizar funciona como intenção, foco e direcionamento da energia produzida pelo mantra.
 
Mantras mais conhecidos
OM SHANNTI OMOm é o som seminal do centro frontal, o lugar em que as energias masculina e feminina se encontram. Shanti significa paz em um sentido dinâmico. Este mantra dá energia inteiramente nova para a personalidade trabalhar em harmonia.
 
OM NAMA SHIVAYAA intenção do mantra é que cada um de nós devemos nos tornar perfeitos, cada um à sua própria maneira.
 
OM MANI PADME HUMEste é um mantra budista que significa: a joia da consciência está no coração do lótus.
 
OM ASATOMA SAD GAMAYA
TAMASOMA JYOTHIR GAMAYA
MRITYORMA UMRITAM GAMAYA
OM SHANTI, SHANTI, SHANTIHI
Ou, “Conduza-nos do irreal para o real, das trevas para a Luz, da morte para a imortalidade, Om paz, paz, paz”.
 
Fontes: Palabras de Poder – Mantras, Dr. Kailash Vajpeyi, e Mantras que Curam, Thomas Ashley Farrand
Namaste, amados!!!

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!