Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

terça-feira, 23 de março de 2010

Porque somos diferentes?



Somos todos diferentes uns dos outros. Isto é tão evidente como a diferença entre o dia e a noite. Mas porquê? Para termos uma resposta rigorosa teríamos de recorrer à ciência. E a compreensão das coisas da ciência nem sempre são simples. Mas é fácil percebermos que somos diferentes uns dos outros. É uma evidência que decorre do nosso conhecimento empírico. Da nossa observação. Mas não é só nos humanos. Reparem como lado a lado convivem duas árvores, da mesma espécie mas com comportamentos tão diferentes! Uma já despida do seu manto de folhas feito e outra toda vestida a rigor, ou se não fosse o ar frio um bom motivo para andar vestido…

Somente aqueles que abraçam a si mesmos podem de forma verdadeira compreender os outros que estão sofrendo e considerar o sofrimento alheio como se fosse o seu próprio. Por exemplo, quando estamos em um estado de vida baixo, não gostamos de nós mesmos. Posteriormente, quando estamos nos sentindo melhor e observamos outros em uma situação ruim, podem pensar: ¨Que pena! ¨e dentro de si podemos julgá-los como ¨Quão fraco.

A forma como julgamos a si é exatamente como julgamos os outros.

Quando forem para cama, pensem: ¨Um grandioso Buda está indo dormir agora¨. De manhã, quando acordar, não importando como se sinta pense: ¨Um grandioso Buda está se levantando. Viva uma vida louvando sua própria vida, desfrutando o que estiver fazendo, deliciando-se a cada momento. A cada manhã acorde como um Buda e a cada noite, durma como um Buda. Desfrute cada momento da vida com alegria - este é o verdadeiro significado da prática Zen.

Somos diferentes, mas no fundo Somos Um.
Fonte: "pensando zen"

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!