Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Orixá Oxóssi



À todos, compartilho esse texto do site www.minhaumbanda.com.br:


Pensando em nossa corrente de oração, quero falar de um Orixá muito, muito importante para todos nós e para toda cultura e rituais das religiões afro-brasileiras afinal, qual entre tantas religiões afro-brasileiras não conhece ou nunca manifestou a energia e vibração de Oxóssi e seus Caboclos? 


É, Oxóssi é um Orixá muito importante quando falamos em religião, em doutrina, em socialização, em verdade, em saúde, em segurança e em sustentabilidade, portanto um Orixá que deve ser admirado, respeitado e reverenciado por todos. Entre os yorubas, grupo étnico africano da Nigéria, sua importância deve-se a diversos motivos:


1. O primeiro é de ordem material, pois é Oxóssi que torna as caçadas frutuosas e, em consequência, garante a comida em abundância. É ele que garante a fartura, sustento, alimentação e prosperidade. Além disso, junto com Ogum, protege os caçadores que são os responsáveis pelo sustento e manutenção das aldeias e as suas expedições tornando-as eficazes e abundantes.


2. O segundo é de ordem médica e mágica, pois os caçadores, estando frequentemente na floresta, estabelecem contato com Ossain, divindade das folhas medicinais e litúrgicas, aprendendo parte do seu saber, aprendendo as ervas que curam e matam.


3. O terceiro é de ordem social, pois é quase sempre um caçador quem descobre, sob a proteção de Oxóssi, por ocasião de suas incursões à procura da caça, um lugar favorável para o estabelecimento de uma nova roça ou de uma futura aldeia aonde ele vem instalar-se com sua família. Ele se torna o primeiro ocupante do lugar e o dono da terra, à frente daqueles que virão instalar-se depois dele.
4. O quarto é de ordem administrativa e policial, pois antigamente os caçadores (Odé) eram os únicos a possuir armas nos vilarejos, servindo também de guardas noturnos (òsó).


Importante também saber que na tradição de Ifá (culto de Nação) personifica-se Oxóssi como o espírito desbravador de caminhos guiando Ogum no trabalho, na remoção de obstáculos e na indicação dos atalhos para que os objetivos sejam atingidos. Na Umbanda Oxóssi é patrono da Linha dos Caboclos, uma das mais ativas da religião, e recebe o título de Rei das Matas. Dessa Linha provêem uma força de grande poder que emana diretamente de Oxóssi. Oxóssi é um Orixá caçador mutável que sempre está à procura de algo. Não espera uma situação acontecer, ele vai atrás de seus objetivos doa a quem doer Oxóssi é caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento, logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso. Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres, na apresentação de novos conhecimentos e de novos horizontes. 


Oxóssi expande, irradia e impele os seres. Oxóssi irradia e vibra conhecimento. Oxóssi estimula. Oxóssi é energia e elemento vegetal. Oxóssi é de magnetismo irradiante. Oxóssi é o raciocínio arguto. É a divindade da caça que vive nas florestas e está relacionado com as árvores e os antepassados. Relaciona-se também com os animais, cujos gritos imita com perfeição, caçador valente, ágil e generoso, propicia a caça e protege contra o ataque das feras.

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!