Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O fósforo e a vela

Na vida física é preciso coragem para cumprirmos nossa missão!!!!


Certo dia, o fósforo disse à vela:
– Tenho a missão de acender-te.
– Oh, não – respondeu, assustada, a vela. – Se me acenderes, meus dias estarão contados. Já mais ninguém poderá ver a beleza da minha forma e da minha cor…
O fósforo, então, confuso, perguntou à vela:
– Queres permanecer o resto de tua vida fria, dura e sem ser acesa?
– Mas ser acesa? Arder? Isso dói e consome minha força, – murmurou a vela, lamentando-se, cheia de medo.
– Tens razão, respondeu o fósforo. – Mas esse é o mistério de tua vida e de tua nobre missão. Tu e eu fomos criados para ser luz. O que posso fazer, como fósforo, é muito pouco. Mas, ao passar meu fogo para ti, cumpro o sentido de minha vida. Fizeram-me exatamente para isso: acender o fogo. Tu, por sua vez, és vela. Tua missão é irradiar luz. Enquanto te consomes, tua dor e tua energia se transformarão em luz e calor, e, por isso, necessitamos de ti e não iremos, jamais, esquecer-te. Outras velas levarão adiante a luz, mas se tu recusares, morrerás e serás esquecida.
A vela, nesse instante da conversa, abriu os olhos amplamente e, apontando firmemente para o seu pavio, disse ao fósforo, ainda que tremendo:
– Por favor, acende-me.
(Parábola extraída do livro AS MAIS BELAS PARÁBOLAS DE TODOS OS TEMPOS - Volume 2, Alexandre Rangel, Editora Leitura)

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!