Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

domingo, 12 de setembro de 2010

Eleições 2010: Votos nulos e votos em branco - Suas diferenças e entendendo se imputam votos ou não.

Muitas divergências na informação e muitas dúvidas também... O melhor, é o conhecimento: Vamos entender um pouco sobre votos nulos e em branco.
Pesquisei em alguns sites confiáveis para que possamos analisar melhor cada caso. (Eu particularmente gostei mais do último texto postado, ele nos passa informações mais completas e é de fundo jurísta... Muito bom! Boa leitura e boas descobertas à todos! Faça a diferença nesse ano: Vote com consciência!!!!

As eleições estão se aproximando e se torna cada vez mais importante a conscientização do eleitorado em relação ao processo democrático. Com o objetivo de auxiliar as pessoas na valorização de seus votos, a AEMFLO e CDL-SJ criaram a Campanha Nosso Voto Tem Força, que esclarece, entre outros pontos, a diferença entre os votos nulos e brancos:

O voto em branco se configura quando o eleitor escolhe e confirma a opção “Branco” na urna eletrônica. O voto nulo, por sua vez, é registrado quando o eleitor digita na urna eletrônica um número que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente escrito. Ainda que registrados pela urna eletrônica, os votos nulos e em branco não são considerados na soma dos votos válidos e não causam a anulação de uma eleição.

No entanto, os votos nulos e em branco podem favorecer a vitória de um candidato que você não gostaria que ganhasse a disputa eleitoral. Votando em branco ou em nulo você pode ajudar a eleger um candidato desqualificado, pois com seu voto branco ou nulo você abandonou a oportunidade de escolher conscientemente seu representante, acarretando uma realidade política prejudicial à sociedade.

Para votar de forma consciente, é importante que você, como eleitor, conheça bem o seu candidato. Para isso, fique atento(a) aos noticiários para saber o que os nossos representantes estão fazendo. Participe de debates, palestras e pesquise o histórico do seu candidato.


(Fonte: TSE) Consute também http://www.nossovototemforca.com.br/

É considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados. No caso de uso de cédula de papel, é nulo o voto quando o eleitor faz qualquer marcação que não identifique de maneira clara o nome, ou o número do candidato, ou o número do partido político. São nulos, igualmente, os votos cujas cédulas contenham elementos gráficos estranhos ao ato de votar. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

Voto em branco

Aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos.


Fonte:
http://www.tse.jus.br/buscasite/cdd.jsp?usearch.p_mode=Basic e
http://www.tse.gov.br/internet/institucional/glossario-eleitoral/termos/voto_branco.htm


Desejei pesquisar mais, já que o site do TRE trouxe apenas essa única informação de votos em branco.......... O site não informa se votar em branco imputa votos ou não, e, fui pesquisar em outro site e encontrei um bem legal que nos tira todas as dúvidas; Segue abaixo:

O que é democracia? Democracia é ser obrigado a fazer algo que você não quer? É ser obrigado a votar?
Os EUA, é o país que demonstra a melhor forma democrática no que tange o assunto eleições, pois, os eleitores, podem decedir se vão ou não as urnas escolher seus representates.


Votar é importante!
O meu discurso aqui não é contra a eleição, mas contra o sistema que se traveste de democrático. Esse sistema que traz uma regra:
"vote!" E não: "você pode votar!" É imperativo, é uma ordem clara! Isso é democrático?


Se vivemos em uma democracia, temos o direito de escolher em quem votar! Certo meus caros leitores? Mas, não temos o dever, a obrigação de escolher "A" ou "B".


Quero dizer o seguinte: O voto é meu, é seu, é de todos nós, sendo assim, temos a faculdade de escolher, a subjetividade encontra-se presente. Porém, se nenhum candidato me deixa satisfeito com as suas propostas, eu não sou necessariamente obrigado a votar. Muito menos devo escolher o chamado "menos pior".


Seguindo tal lógica, podemos chegar a conclusão de que se eu tenho o direito, a faculdade de escolher se quero o candidato "A" ou o candidato "B" ou até mesmo nenhum deles, eu tenho o dever de cobrar, ressalto que esse dever inclui se eu nao votar.


Não votar em um candidato, não tira o seu direito de cobrar, o seu direito, ou melhor, o seu dever. Você não para de pagar os impostos quando deixa de votar! Você faz parte da sociedade, continua sofrendo com as ações de quem se encontra no poder.

Agora vamos as diferenças dos votos em branco e dos votos nulos.

O voto em branco
demonstra que para você "tanto faz" quem vai ser eleito, seja o candidato "A" ou o candidato "B".
Sendo aqui visto como um voto que não tem o intuito de influenciar na escolha do povo. Este voto, vale lembrar, não é computado.
É errôneo pensar que tal voto é transferido para o candidato que está ganhando. Como veremos a seguir, o voto nulo também não é computado assim como o branco, mas dele é feito um levantamento de pessoas que não tinham candidato confiável ou que representaria.

A lei 9.504/97 nos seus artigos 2º e 3º trazem as seguintes redações:

Art. 2º "Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador, que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos"
Ar. 3º "Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos"



o voto nulo, tem o intuito de dizer que o eleitor não quer nenhum daqueles candidatos que foram ali apresentados.

Se é democrático escolher, democrático também é não ter vontade de escolher. É assim que eu vejo o voto nulo.

Algumas pessoas dizem, como eu ja havia tomado nota: "deve-se escolher o menos pior".
Ora! Quer dizer que devo escolher entre fezes e esterco, ratos e cobras?

Não sou contra a escolha que cada um tem, mas defendo o voto nulo. O voto nulo não é jogado fora, você apenas diz, grita para os poderosos: "BASTA!" "NÃO ACEITO ESSES CANDIDATOS!" "NÃO ME SINTO DIGNO DE SER REPRESENTADO ASSIM!".

A corrupão, sempre vai existir. Votar ou não votar é a melhor forma de combater essa corrupção! Mas acabar com ela? Isso nunca vai acontecer!

(Fonte:http://portaljurista.blogspot.com/2010/08/voto-em-branco-e-voto-nulo-diferencas.html)

3 comentários:

Técnico Jurídico disse...

.
Oi, discordo!!! Rsrs!!! Mais pra frente te escrevo, mas penso que VC deveria tbm dar sua opnião e não só as das pesquisas, que na verdade acabaram defendendo seus respectivos interesses!!!
.
ass: Douglas The Flash
.
http://eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com/
http://2tjuridico.wordpress.com/
.
Y@%25X3DC3PTI025P1A2B3CIIIASPPJSLESTM1012SETSEG111422829FJ531.
.

Técnico Jurídico disse...

Em breve meu TCC sobre:
.
"Votos Nulos e Votos em Branco"
"O que é, e o que as pessoas pensam sobre eles"
.
Um abrço e td de bom!!!
.
ass: DouglasTheFlash
.
Y@%25X3DC3PTI025P1A2B3CIIIASPPJSLESTM1012SETSEG111422829FJ531.

Rosemara Cristina disse...

Assim que seu TCC ficar pronto, e desejando compartilhar, sinta-se à vontade para postar aqui o link de hospedagem ou ele em sua íntegra. (abro as portas para vc) É muito importante o conhecimento. E é exatamente isso que somos: BUSCADORES!
Muitos beijinhos iluminados, Boa sorte em suas pesquisas e em seu trabalho!
Muita paz e luz sempre, amado!

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!