Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lado luz e lado sombra

Já ouviu falar de lado luz e lado sombra? Não? Pois olha só, todos temos nosso lado luz e o lado sombra, e a primeira coisa que nos vem a cabeça é: "Óbvio, todos somos feitos de coisas boas e coisas ruins."
Mas não é esse o conceito que quero abordar, quero falar de um conceito mais amplo:

Luz: aquilo que já foi iluminado, ou seja, já é de nosso conhecimento.
Sombras: aquilo que a ainda não conseguimos enxergar. Algo ruim não necessariamente precisa ser uma sombra, por exemplo uma mulher deprimida que se acha feia e gorda e não tem conhecimento de sua simpatia, amorosidade e compreensão. Neste caso, as 3 últimas características são sombras, mas são positivas. Da mesma forma ocorre com o lado luz que pode apresentar características ruins ou boas.
Preste atenção nesta citação de Carl Jung:
"Prefiro sentir-me inteiro do que ser bom".


O fato é que desde cedo aprendemos que devemos ser pessoas boas e assim passamos a viver.
Aprendemos que sentir raiva, inveja, tristeza, rancor entre outros são coisas de pessoas ruins, pessoas boas sempre estão felizes e de bem com a vida. .... Mas calma lá, sentir raiva e tristeza não é tão normal quanto sentir alegria e medo? Aí é que surgem as máscaras! (Adendo: não confundir Máscara com Sombra que é a parte inconsciente de nosso EU. A máscara é como um "uniforme' que temos de vestir para poder executar nossas tarefas. Ela não esconde aspectos negativos de nós, como a sombra o faz, ok??? Espero ter sido compreendida nisso!!!!) Para camuflar esses sentimentos "ruins" é normal que as vezes tenhamos que usar máscaras e isso não é algo ruim, pelo contrário, imagine a seguinte situação: Seu chefe está furioso pois sua empresa perdeu um trabalho importante para a concorrência. Você tem consciência de que trabalhou duro e deu o seu melhor, mas mesmo assim o concorrente se sobressaiu. Para aliviar um pouco de sua fúria seu chefe acaba descontando parte dela em você. Se o mecanismo da máscara não existisse, sua reação logo seria xingá-lo, esbravejar, pedir demissão, enfim... graças ao mecanismo da máscara conseguimos camuflar essa raiva do chefe. Esse exemplo mostra o uso consciente da máscara.O uso inconsciente das máscaras é tão comum quanto este que acabei de citar. Vou citar o famoso exemplo daquela pessoa que sempre sabe tudo, conhece os melhores restaurantes, e já viajou pro lugares mais fantásticos, conhece? De alguma forma essa máscara de sabidão tenta esconder algo, e o que será? Bem, acredito que possam ser diversas coisas, como uma vontade muito grande de ser aceito, uma insegurança, enfim, existem diversas possibilidades. O problema desse uso inconsciente é que algumas pessoas acabam se identificando com essas máscara e passam a acreditar que ela são aquilo ou acabam vivendo toda uma vida sem nunca ter aprendido mais sobre suas sombras.
Aprender sobre nossas sombras é bom.... muito bom mesmo!!!
Ao tomar conhecimento de nossas sombras e aceitá-las como parte de você, fica mais fácil entender as reações que costumamos ter, fica mais fácil aceitar a sombra nos outros.Vamos supor que todos te chamem de arrogante e sempre que você ouve isso você fica furioso. Se isso te incomoda talvez se trate de uma sombra, ou porque você ainda não percebeu ou porque ainda não conseguiu aceitar isso em você mesmo. Voltando a frase do Jung, assim como ele prefiro me sentir inteiro a me sentir bom. Prefiro ter conhecimento de minhas sombras e viver minha totalidade do que procurar ser bom durante toda a vida e perder a chance de descobrir coisas incríveis sobre mim mesma.
Quanto maior a luz, maior é a sombra.

Nenhum comentário:

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!