Quando realmente assimilamos os ensinamentos de maneira apropriada, tudo que fazemos, dizemos ou pensamos passa a ser tão macio como pisar em algodão ou tão suave como sopa com um pouco de manteiga.
No entanto, pode acontecer justamente o contrário: ficarmos muito satisfeitos conosco e nos incharmos de orgulho com a menor ação virtuosa que fizermos ou voto que mantivermos.
Ou toda vez que alguém disser uma única palavra nos sentirmos extremamente sensíveis à forma como ela foi dita e ardermos de raiva só de pensar em sermos humilhados ou criticados.
Esse tipo de sensibilidade é um sinal de que a mente e o Dharma tomaram caminhos distintos, e que o Dharma não mudou em nada a nossa mente. Geshe Chengawa diz:
"Se, ao estudarmos, refletirmos e meditarmos, nosso ego se tornar cada vez maior; a paciência, mais frágil que a pele de um bebê; e nos sentirmos ainda mais irritados que o demônio Tsang Tsen, é sinal de que nosso estudo, reflexão e meditação tomaram a direção errada."
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