PERFIL ASTROLÓGICO
INTRODUÇÃO
A Astrologia é um conjunto de conhecimentos e informações que tem sido registrado desde os primitivos sumérios, há 5.000 anos antes de Cristo.
Nesses milênios, as relações existentes entre os astros e o ser humano foram descobertas e estudadas a fundo, resultando em todo um conteúdo de grande utilidade e de grande profundidade que serve, aos mais atentos, como um guia e um roteiro de vida.
Dito desta forma pode parecer um tanto exagerado, mas, ao agrupar virtudes e defeitos do ser humano em cada um dos signos, características essas que são comuns e isso já não se pode negar, a Astrologia oferece a cada ser humano a possibilidade de se aperfeiçoar, desenvolvendo suas virtudes e corrigindo seus defeitos.
Ora, um leitor, ao analisar sua personalidade e perceber, por exemplo, que é muito possessivo e ciumento, conscientizando-se disso e reconhecendo isso, poderá trabalhar sua conduta de forma a não se deixar dominar por essas características negativas, pois sabe que elas lhe são prejudiciais. Se insistir em cultivá-las, é um problema dele, de sua consciência, mas estará em suas mãos dominar-se e aprimorar-se como pessoa.
Por outro lado, a Astrologia é uma ciência exata que pode ser generalizada em alguns aspectos, mas deve ser muito bem analisada em outros. Signos ascendentes, a posição do céu no momento do nascimento, os
astros que influenciam e regem os signos, tudo isso acrescenta características
que são peculiares a cada ser humano.
Algumas relações entre os signos, por exemplo, com respeito ao amor, às amizades ou às sociedades são genéricas e servem apenas como um guia simplificado, não devendo jamais ser levado ao pé da letra.
Ao descobrir que um signo não combina com um outro, isso não quer dizer que as pessoas desses signos devam ser inimigas. O que ocorre é que possuem características antagônicas que podem ser superáveis, dependendo da maturidade de cada um, do discernimento e do bom senso.
Uma pessoa que tenha nascido num momento em que a Lua estava surgindo no céu, por exemplo, agregará a sua personalidade características próprias do canceriano. Isso pode abrandar uma natureza aventureira e fazer com que a pessoa se apegue mais ao lar e à família. Para se ter uma posição correta das possibilidades de um relacionamento, seria necessário que fosse levantado um Mapa Astral de cada pessoa. Aí, sim, as afirmações seriam exatas, mas, mesmo assim, não determinariam a possibilidade de sucesso ou
de fracasso dessa relação, porque entrariam aí as questões da maturidade, do discernimento e do bom senso. As informações apresentadas resumem de forma genérica tudo que se refere a cada signo. Tenha em mente que, nos próximos anos, a humanidade deverá se empenhar para resgatar sua dívida cósmica e entrar em harmonia com seu planeta e com a nova era.
Em linhas gerais, o futuro será de quem plantar e estiver pronto para colher.
O tempo daqueles que souberam e souberam os segredos da harmonia e da paz.
ESCORPIÃO
COMO RECONHECER UM ESCORPIANO
Ao primeiro olhar, percebe-se logo um escorpiano pelo seu olhar penetrante e pela expressão interessada com que se concentra para ouvir o que lhe é dito, como se bebesse cada palavra.
Pode ter físico um pouco pesado, mas são, em geral, esguios e elegantes, com uma vitalidade que se reflete intensamente em seu modo de falar e de caminhar.
Os homens apreciam roupas de couro e as mulheres, roupas escuras, às vezes exóticas, que lhes realça o físico. O máximo da sensualidade é conseguido pelas escorpianas ao usar o vermelho-escuro, a cor de seu signo, com decotes acentuados ou modelos de roupas confortáveis, sem se importar com modismos.
A PERSONALIDADE
Escorpião é a personalidade mais forte do Zodíaco, movida por uma forte e intensa carga de energia que, na maioria das vezes, necessita de um direcionamento positivo, já que não sabem lidar com ela e dificilmente
aceitam ingerências externas em sua vida.
Com isso, dissipa de forma inconseqüente doses fabulosas de energia, inclusive no aspecto sexual, onde seu desempenho também é tido como um dos melhores. Em anos de transição, isso pode ser desastroso, já que a prudência e os astros recomendam que se poupe energias, aplicando-as apenas onde os resultados sejam mais seguros e preciso.
As pessoas, de um modo geral, andam muito contidas emocionalmente, sufocando sentimentos e se resguardando de forma inadequada. Escorpião, por sua sensualidade, tem um poder mágico de despertar a sensualidade nas pessoas e obter delas o que deseja.
Assim, é possível que sua atividade sexual seja aumentada incrivelmente. Em razão disso, os astros recomendam não apenas as precauções de praxe, mas também um cuidado extra com sua área genital, um tanto sensibilizada neste período.
A prática de esportes é recomendada, mas, em decorrência de sua energia natural, tente esportes um pouco mais movimentados, onde o dispêndio de energia física seja maior.
AS RELAÇÕES
Dizer a um escorpiano que seu signo não combina com outro é desafiar sua inteligência e sua energia. Se acreditasse nisso, não perderia seu tempo fazendo o contrário. Sua disposição para a batalha e para a conquista é enorme e o gosto pelo desafio tornaria uma afirmação como essa um convite para ele
provar o contrário.
Isso ocorre com todas as pessoas, de todos os signos, que tenham pelo menos um pouco de inteligência. Acreditar que os astros determinam com quem você pode ser feliz é um absurdo, revelando um conhecimento superficial e limitado da verdadeira Astrologia.
Esta nada mais é que um conjunto de informações compiladas ao longo de milênios, sistematizando características comuns entre as pessoas que nasceram no mesmo período do ano.
Ainda que cegos e fanáticos tentem negar isso, o ato persiste é já foi, inclusive, cientificamente comprovado. Tanto que empresas de grande porte analisam, além do currículo de um candidato a um cargo importante, seu mapa astral, para verificar se ele tem o perfil que se enquadra e que a função a ser ocupada exige. Isso não se faria sem uma base científica.
Tudo não passa de falsas interpretações dessas verdades contidas na Astrologia, que, pelas suas características, aponta quais são as afinidades e as aversões possíveis entre as pessoas. A partir daí, conhecendo-as, fica fácil, com maturidade e bom senso, trabalhá-las e aparar as arestas que poderiam
comprometer uma relação.
As afinidades, no Zodíaco, são estabelecidas por alguns princípios. As pessoas pertencentes ao mesmo elemento, no seu caso Água, como também Câncer e Peixes, entendem-se com extrema facilidade. Escorpião e pessoas dos signos do elemento Terra, como Touro, Virgem ou Capricórnio, podem se
entender com razoável facilidade e a analogia com a natureza explica isso. A água é vida para a terra e a terra é um dos destinos da água em seu círculo vicioso.
Os signos do elemento Fogo, que são Áries, Leão e Sagitário, são mais complicados e a analogia é simples. A água pode apagar o fogo tanto quanto pode diminuir seu ardor e seu perigo. O fogo pode aquecer, fazer ferver ou evaporar a água. Em ambos os casos, tudo depende de uma graduação que os pares deverão encontrar, fruto de sua maturidade e de seu discernimento.
Com os signos do elemento Ar, que são Gêmeos, Libra e Aquário, a relação é sutil, mas não menos forte. Ar e água contém oxigênio, que é vida.
O ar é o um dos destinos da água, em sua constante mutação.
Seu signo ascendente é muito importante também e com ele você poderá se relacionar com facilidade, tanto quanto o fará com pessoas do seu signo polar, ou oposto ao seu no Zodíaco, que é Touro
RELACIONAMENTO COM OUTROS SIGNOS
1.Escoepião com Áries: Os dois signos têm, como uma de suas características mais marcantes, o gosto pela liberdade. Ambos terão que fazer concessões aqui em benefício do relacionamento. Quando
mais maduros forem as pessoas desses signos, no entanto, mais se tornará viável essa relação.
2. Escorpião com Touro: Um grande amor de Touro, talvez até o seu maior amor, com certeza será do signo de Escorpião, porque um é signo polar do outro, complementando-se. Como Escorpião tem
características bem definidas, uma relação amorosa entre os dois será caracterizada pela paixão, pelo ciúme e pela possessividade.
3. Escorpião com Gêmeos: Esta é uma das relações mais animadas e mais tumultuadas para Gêmeos, pois dificilmente conhecem juntos o tédio e a rotina. O amor pode chegar a níveis de desprendimento
jamais vistos, tanto quanto pode chegar a baixarias inimagináveis. A questão será selecionar as emoções que um pode proporcionar ao outro e não se deixar levar pelos impulsos.
4. Escorpião com Câncer: Câncer precisa de segurança e de direção, coisas que Escorpião pode lhe proporcionar facilmente, desde que assuma essa incumbência. Se deixar tudo por conta da iniciativa e do
romantismo de Câncer, com certeza não avançarão muito nesse relacionamento.
5. Escorpião com Leão: Se um leonino detestar rotina e gostar de agitação, com certeza encontrará em Escorpião o par certo para viver uma relação emocionante e cheia de conflitos, mas duradoura com
ingredientes fortes, como a paixão e o ciúme. O brilho de Leão sempre seduzirá Escorpião, que saberá a hora certa de se recolher, para não ser ofuscado. Leão jamais irá até as últimas conseqüências
com Escorpião, porque sabe também o risco que corre.
6. Escorpião com Virgem: Os dois signos foram parcerias muito boas no campo comercial e profissional, mas tem algumas arestas muito agudas e perigosas no campo afetivo e amoroso. Escorpião pode ser
agressivo demais para Virgem, mas este não consegue esconder o encanto que ela lhe traz. Pode ser tumultuada ou calma, dependendo de quem assumir o controle da situação.
7. Escorpião com Balança: Nesse tipo de relacionamento, a tendência é de Escorpião dominar a sensível e românica Libra que poderá ou não aceitar esse domínio. Como o aspecto emocional é muito importante
para ela, se Escorpião souber dosar suas atitudes, sem esquecer do romantismo necessário, serão felizes.
8. Escorpião com Escorpião: Ambos se conhecem muito bem e tem o mesmo pique de energia. Pode acontecer de ambos terem objetivos diferentes, o que tornará difícil a convivência. Se forem aliados ou
parceiros, unidos por um interesse comum, vai ser uma relação muito interessante e muito ativa.
9. Escorpião com Sagitário: O tato e a maturidade de Escorpião são testados nessa relação, onde ele deve exercer o comando com habilidade, sem pressionar demais Sagitário. Este, por seu turno, deverá procurar não se anular diante da energia da Escorpião, pois precisa irradiar para ele seu brilho e seu calor.
10. Escorpião com Capricórnio: Neste relacionamento, para ser divertido e interessante, há necessidade de um esforço maior da parte de Capricórnio, no sentido de liberar sua sexualidade, entrando no
interessante e movimentado jogo de Escorpião. Se fizer isso, qualquer outra dificuldade será facilmente solucionada.
11. Escorpião com Aquário: Para a felicidade desse casal, a maturidade terá de imperar. A energia de Escorpião bate de frente com o desejo de liberdade de Aquário, gerando ciúme. Se Aquário souber contornar isso, não haverá obstáculos.
12. Escorpião com Peixes: Esta é uma relação para ser vivida e elaborada a cada novo dia. Escorpião, com sua energia, pode confundir inicialmente Peixes, intimidando-o. Com o tempo, de Peixes ensinar
sua leveza a Escorpião, formarão um par perfeito.
AS AMIZADES
O escorpiano é fiel, talvez o mais fiel de todo o zodíaco e portanto não perdoa traição nem às suas amizades, conservando-as pela vida a fora, esforçando-se, inclusive, para promover eventos que possam congregá-los e reforçar os laços que os unem.
Aprecia a diversão em conjunto e está sempre espalhando alegria e divertimento, pois sabe gozar a vida e quer aproveitá-lo sempre ao máximo.
Tente não ser tão possessivo e repartir seus amigos. Releve eventuais desfeitas, pois as pessoas, de um modo geral, andam muito sensíveis e todos precisam contribuir para a harmonia comum. Empregue sua energia nisso.
O AMOR
A emoção é a marca registrada do escorpiano, que utiliza essa força profunda e maravilhosa se uma forma incomum. Isso é bastante interessante, pois quando correspondia, essa força pode ser positiva. Quando ferida, pode ser destruidora.
O escorpiano deve evitar o ciúme e procurar entender a atitude da pessoa amada, antes de reagir ou de explodir, magoando-se. Não tentar provar seu amor e apenas ser autêntico em seus sentimentos pode ser a melhor política para o período.
Não sofra, se o amor doer. Saiba sofrer, porém, que a dor logo passará.
O CASAMENTO
O escorpiano sempre espera muito do casamento, porque investe muito nele. Neste ano, deve manter essa filosofia em evidência, buscando na família o apoio e o incentivo para superar as eventuais dificuldades.
Não deve se fixar tanto nas coisas materiais, imaginando que possa ser cobrado por isso pela sua família. Neste período, as pessoas estarão mais carentes de afeto, atenção e carinho do que conforto material.
No sexo, não deve ser exigente, nem todos tem a sua energia, mas criar o clima propício para os momentos de intimidade, usando criatividade e sensualidade.
LOURIVALDO PEREZ BAÇAN
O MAGO DAS LETRAS
Atividades:
• Professor de primeiro, segundo e terceiro graus
• Bancário aposentado
• Instrutor de Treinamento Profissional
• Escritor: poeta, contista e novelista
• Compositor letrista
• Tradutor
• Palestrante: Redação Criativa e O Processo Criativo
Publicações:
• Em 1991, participou da Antologia Poesias, Contos e Crônicas,
publicada pela FENAE com os resultados do I Concurso Nacional de
Literatura, categoria Contos, primeiro lugar, Brasília-DF.
• Em 1995, traduziu a obra "El Contubérnio Judeo-Masónico-
Comunista", de José Antonio Ferrer Benimelli para a Coleção
"Biblioteca do Maçon", Série: Traduções, Editora Maçônica "A
Trolha" Ltda, em dois volumes com o título de Maçonaria e
Satanismo, Volumes I e II, Londrina-PR
• Publicou em 1996 a novela rural Sassarico, sobre o fim do ciclo do
café, início da rotação de culturas (soja e trigo) e surgimento dos
bóias-frias
14
• Em 1997, participou da Coletânea de Poesias Poema, Poesia...
Maçom, Maçonaria, organizada por Mário Cardoso, Arte Real Editora
e Distribuidora de Livros Ltda, Londrina-PR.
• Publicou em 1998 o livro de poemas Alchimia e em 1999 o livro
Redação Passo a Passo.
• Em 2001 editou e prefaciou o livro Os Templários, de Lori Andrei
Perez Baçan, Gráfica e Editora Modelo Ltda.
• Publicou em 2007 os livros A Sabedoria dos Salmos, A Sociedade
Secreta dos Templários e O Livro Secreto da Maçonaria.
• Entre 1975 e 2005, escreveu mais de 900 textos, publicados em sua
maioria, sobre os mais diferentes assuntos, como: romances, erotismo,
palavras cruzadas, charadas, passatempos, literatura infantil,
passatempos infantis, horóscopos, esoterismo, simpatias populares,
rezas, orações, intenções, anjos, fadas, gnomos, elementais, amuletos,
talismãs, estresse, manuais práticos, religião e livros de bolso com os
mais diversos temas, letras para músicas.
(Edição Eletrônica: L P Baçan - Dezembro de 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário