Isso é a reação mais verdadeira quando desistimos de algo..... Seja de relacionamentos, amizades, ajudas com conselhos ou atitudes, etc.
Chega um momento em que a gente cansa, e não porque deixamos de amar ou desejar o bem daquela pessoa; mas sim porque cansamos de repetir ou de fazer coisas pela pessoa e não ver as MUDANÇAS acontecendo: E a MUDANÇA, tem que partir da outra parte (que chamamos de "O outro") e, se esse "outro" (a) não faz a parte dele (a) que é "mudar" ou, pelo menos, ter uma visão diferenciada daquelas atitudes, não adianta ficarmos "Batendo com o martelo em prego já afundado".
Eu mesma já passei por essa situação: Desistiram de me ajudar ou de "mim mesma" em algumas vezes, e eu também já desisti de ajudar pessoas ou de "pessoas", "n" vezes:
Penso que todos nós já passamos por isso: Ora sendo os autores (Ou os nossos próprios vilões), outras horas sendo os ajudadores.
Tudo é cíclico, realmente!
E, tudo faz parte do nosso aprendizado evolutivo! E, que bom que muitos aprendem com o tempo e mudam!! .... Só não muda no tempo em que queremos... Mas até aí tudo bem: Cada um tem o seu tempo; e temos que aprender a respeitar isso com muito amor no coração, e só emanar desejos na alma de que, um dia, essas pessoas aprendam (acordem!)