![EVOLUÇÃO DA ALMA - Minha filosofia de vida!](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlzcHhzydSl_nPHLVre6JhuXbhOHTh5BTIDY2zQS0JuIJIjAZn4IzSR5gw9NBj2yWrl7FhuTqMa4ruXzf-cgPlT7pxNXZut2yQyJvROEnOIMnI4y6n-xsSfBEDMvPylxnuK5C1IKFFeGc1/s1600/evolu%25C3%25A7%25C3%25A3o+da+alma2.jpg)
Propósito do Blog: Levar além de conhecimento: Luz, paz, conforto, discernimento e evolução em cada ser. Como terapeuta também desejo com o blog, alterar a faixa vibratória de quem aqui adentrar positivando-os e iluminando-os! (E, muito me alegra pelo retorno que estou tendo, onde meu propósito maior está sendo cumprido!!) Aproveitem essa energia positiva, próspera e produtiva, recebam esses raios de cura! Vibrem bem, vibrem luz!! Vibrem amor e sejam o amor!! Vos amo! (((Rose_Luar)))
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Orixá Oxóssi
À todos, compartilho esse texto do site www.minhaumbanda.com.br:
Pensando em nossa corrente de oração, quero falar de um Orixá muito, muito importante para todos nós e para toda cultura e rituais das religiões afro-brasileiras afinal, qual entre tantas religiões afro-brasileiras não conhece ou nunca manifestou a energia e vibração de Oxóssi e seus Caboclos?
É, Oxóssi é um Orixá muito importante quando falamos em religião, em doutrina, em socialização, em verdade, em saúde, em segurança e em sustentabilidade, portanto um Orixá que deve ser admirado, respeitado e reverenciado por todos. Entre os yorubas, grupo étnico africano da Nigéria, sua importância deve-se a diversos motivos:
1. O primeiro é de ordem material, pois é Oxóssi que torna as caçadas frutuosas e, em consequência, garante a comida em abundância. É ele que garante a fartura, sustento, alimentação e prosperidade. Além disso, junto com Ogum, protege os caçadores que são os responsáveis pelo sustento e manutenção das aldeias e as suas expedições tornando-as eficazes e abundantes.
2. O segundo é de ordem médica e mágica, pois os caçadores, estando frequentemente na floresta, estabelecem contato com Ossain, divindade das folhas medicinais e litúrgicas, aprendendo parte do seu saber, aprendendo as ervas que curam e matam.
3. O terceiro é de ordem social, pois é quase sempre um caçador quem descobre, sob a proteção de Oxóssi, por ocasião de suas incursões à procura da caça, um lugar favorável para o estabelecimento de uma nova roça ou de uma futura aldeia aonde ele vem instalar-se com sua família. Ele se torna o primeiro ocupante do lugar e o dono da terra, à frente daqueles que virão instalar-se depois dele.
4. O quarto é de ordem administrativa e policial, pois antigamente os caçadores (Odé) eram os únicos a possuir armas nos vilarejos, servindo também de guardas noturnos (òsó).
Importante também saber que na tradição de Ifá (culto de Nação) personifica-se Oxóssi como o espírito desbravador de caminhos guiando Ogum no trabalho, na remoção de obstáculos e na indicação dos atalhos para que os objetivos sejam atingidos. Na Umbanda Oxóssi é patrono da Linha dos Caboclos, uma das mais ativas da religião, e recebe o título de Rei das Matas. Dessa Linha provêem uma força de grande poder que emana diretamente de Oxóssi. Oxóssi é um Orixá caçador mutável que sempre está à procura de algo. Não espera uma situação acontecer, ele vai atrás de seus objetivos doa a quem doer Oxóssi é caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento, logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso. Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres, na apresentação de novos conhecimentos e de novos horizontes.
Oxóssi expande, irradia e impele os seres. Oxóssi irradia e vibra conhecimento. Oxóssi estimula. Oxóssi é energia e elemento vegetal. Oxóssi é de magnetismo irradiante. Oxóssi é o raciocínio arguto. É a divindade da caça que vive nas florestas e está relacionado com as árvores e os antepassados. Relaciona-se também com os animais, cujos gritos imita com perfeição, caçador valente, ágil e generoso, propicia a caça e protege contra o ataque das feras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário