Translate - Traduzir

Palavras ditas por Buda (Gautama), há mais de 2500 anos... E ainda hoje são atitudes que precisamos tanto ouvir!! Não acredite em tudo sem analisar!!

Pesquisar neste blog (Coloque palavras chave)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Intrinsecando ...

Amados, a força de persuasão de um argumento reside, principalmente, na articulação lógica entre suas premissas e sua conclusão. Mas se o argumento é complexo de tal forma que não é possível apresentá-lo em uma conversa informal, o melhor então é não lançar essas conclusões, principalmente se forem polêmicas.

É importante ter isso em mente para evitar desgastes em debates infrutíferos. Às vezes estamos tão convencidos da validade de determinado argumento que nos apressamos em apresentar sua conclusão a outras pessoas sem nos dar conta de que o outro não percorreu o mesmo caminho que nós - o caminho que leva das premissas à conclusão.

Certas conclusões precisam de todo um livro por trás delas. E às vezes as premissas dessas conclusões já são elas próprias conclusões de outros longos e elaborados argumentos.

Por isso é preciso sobriedade antes de apresentar certas idéias que são produto de um longo processo de aprendizado. Pois quando essas idéias, caras a nós por ser fruto de nosso esforço, são sumariamente rejeitadas, ridicularizadas ou escarnecidas, dificilmente conseguimos evitar o sentimento de estar lançando pérolas aos porcos.

Se idéias complexas pudessem ser explicadas em poucas frases não haveria ignorância no mundo.

Um comentário:

Rose Luar disse...

rs... Eu deixo vc ser "descarado" nessa forma!! Saudades, amado! Espero que vc e sua família estejam todos com saúde!
Desejo-te uma ceia onde o Cristo interno se faça presente e perpetue em presença durante todos os anos de vossas vidas!!
Beijinhos iluminados! Muita paz, Muita iluminação! .. Te dólo, macaquinho sumidinho dos galhinhos da floresta do lado de cá! :)

Compartilhe e adcione:

SABEMOS SOBRE OS UNIVERSOS, TANTO QUANTO OS MICRÓBIOS SABEM SOBRE AS GALÁXIAS !!!